(Isto acontece normalmente entre os 4 e os 12 meses.) As sestas constituem uma fonte importante do quociente de eficiência do sono que o bebé precisa para se desenvolver normalmente.
Efectivamente, os especialistas consideram a sesta tão importante que recomendam que defina um horário de sestas definido. Sempre que possível, planeie as actividades de modo a que não interfiram com as sestas – é preferível o bebé não criar o hábito de dormir no carro ou no carrinho de passeio.
Geralmente, um bebé desenvolve os melhores hábitos de sono (e consegue o sono de melhor qualidade) se adormecer no mesmo sítio em que dorme de noite. Utilize uma adaptação da rotina de deitar para pôr o bebé a dormir a sesta.
Mantenha a duração das sestas entre uma e três horas. Embora uma sesta mais longa lhe possa parecer ideal, poderá interferir com o sono da noite. Pelo mesmo motivo, evite que a segunda sesta comece demasiado tarde: não vai querer que o bebé tenha mais dificuldades em adormecer (e manter-se adormecido) à noite.
Se o bebé tiver dificuldades em acalmar para dormir a sesta, é possível que esteja hiper-estimulado. Apesar de tudo, tente acalmá-lo pegando-o ao colo ou coloque-o na cama com alguns livros de cartão para que possa ver, mantendo o horário normal da sesta.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 9 meses, Terceira semana
Até que ponto é que o meu bebé entende o que digo?
O que fazer quando o bebé não dorme a sesta
Adormecer o bebé
Como manter o desempenho no trabalho sem dormir o suficiente
Dez formas de acalmar um bebé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.