São, a par das azáleas, dos lilazes, das margaridas, das alfazemas e das plantas do género Verbena, as mais procuradas por estes insetos que se convertem em lepidópteros aquando da última metamorfose. Os arquitetos paisagistas gostam de as usar.
É uma das plantas típicas da quadra natalícia, apesar de ser cultivada durante o ano inteiro. As suas flores surgem habitualmente entre o fim de outubro e meados de janeiro. Veja como cuidar desta espécie para além da época dos presentes e dos enfeites.
Prefere o vermelho, o dourado ou o prateado como cores predominantes na sua decoração de Natal? Qual é o seu estilo natalício? Se ainda não começou a planear a sua decoração, participe neste quiz e descubra o seu estilo.
Decorar o lar para receber a quadra natalícia é um ótimo programa em família, que dá mote a momentos mágicos, muitos sorrisos e pode render-lhe, até, elogios por parte dos seus convidados. Veja o que fazer para envolver os mais novos.
Transformar os nossos cenários habituais em ambientes mágicos, recheados de cor, de luz e de brilho, imbuídos de espírito natalício, é um dos desafios da quadra, ano após ano. Saiba o que pode fazer com pouco para conseguir muito.
Perfeito para decorar a sua mesa de Consoada, é muito fácil de fazer, como pode constatar no vídeo explicativo que lhe apresentamos de seguida. Também o pode (re)criar com o objetivo de o oferecer a um familiar, a um amigo ou até mesmo a um colega.
É uma das flores mais oferecidas no Natal mas, regra geral, são raras as que sobrevivem durante muito tempo. Saiba como cuidar desta planta, que muitos utilizam para decorar casas, lojas, restaurantes e centros comerciais, para lá da quadra festiva.
Embora a maioria prefira o exagero nas decorações natalícias, como se pode comprovar um pouco por todo o país, também são muitos os que dispensam os excessos estéticos, optando por peças mais simples que também simbolizam a quadra.
Este ano, inove e aposte numa decoração natalícia inovadora, feita com variedades botânicas, criando um elemento decorativo muito versátil que pode colocar em qualquer divisão da casa. Uma proposta surpreendente do blogger Dário Nemésio.
As variedades botânicas mais usadas nas decorações natalícias tradicionais conferem maior colorido à quadra. O pinheiro, pelo seu simbolismo, é uma das mais usadas mas há mais. Inspire-se e crie ambientes surpreendentes e acolhedores!
Não pense só nas celebrações natalícias. No último mês do ano, os rigores do fim do outono e do início do inverno exigem que se arregace as mangas para proteger as culturas e efetuar as plantações e as sementeiras que esta época exige.
Prefere ambientes festivos mais simples e tradicionais ou é mais adepto da cor, da exuberância, do minimalismo e/ou da originalidade dos dias que correm? Saiba o que os mais reputados decoradores de interiores sugerem para cada tipo de personalidade.
Tal como decoramos o interior de nossas casas para celebrar a festa natalícia, também devemos fazer o mesmo aos jardins, apostando em variedades botânicas típicas desta época. Saiba quais são as plantas em que mais deve investir nesta altura.
Se está preocupado com a sua pegada ecológica e quer poupar na fatura da energia então este artigo é para si. O aquecimento da casa é de extrema importância e a sua escolha irá determinar os custos que terá em termos energéticos. Descubra as soluções que se adequam às suas necessidades.
As crianças vibram com a quadra natalícia e muitos dos mais crescidos também. Em tempo de pandemia, apesar das celebrações mais restritas, a necessidade de dar mais cor e luz(es) às divisões onde temos vindo a passar mais tempo ainda é maior.
Sinta no seu jardim as cores mais sedutoras da estação através da folhagem e da frutificação de algumas das espécies arbustivas mais emblemáticas. Saiba quais são as que deve privilegiar e descubra quais os cuidados a ter quando os cultivar.
Há cada vez mais gente a recorrer a esta solução decorativa para pendurar em portas e paredes. Celebre esta quadra festiva com um estilo ecológico com uma solução estética feita de ramos naturais e uma estrela. O ideal é recolhê-los secos do chão.
Pandorea jasminoides é o nome científico de uma espécie de lenhosa da família das Bignoniaceae, hoje muito cultivada como planta ornamental em países como o nosso. Saiba quais são os cuidados a ter para garantir um desenvolvimento sadio.
Tem, no seu jardim, uma parede branca numa área com espaço suficiente para criar um canteiro de flores? Do que é que está à espera para o aproveitar? Veja o que pode fazer para converter essa zona num lugar mais aprazível e (muito) mais colorido.
Na hora de (re)decorar uma casa, esta divisão está longe de figurar no topo das prioridades. Ainda assim, são muitas as soluções criativas disponíveis. Descubra, de seguida, estratégias simples, mas originais, para dar (mais) alma a este espaço.
E se a transformasse num spa ou num templo de bem-estar? Estratégias simples para remodelar e redecorar esta divisão seguindo as regras do feng shui. Sem perder o estilo! As recomendações do consultor Alexandre Saldanha da Gama.