Capricórnio-Carneiro

É uma relação óptima para os negócios, mas o Capricórnio, firme e materialista, terá de convencer-se de que o Carneiro não quer só divertir-se, e, se assim for, pode resultar numa união quente e amorosa. O Capricórnio sente se atraído pelo fogo do Carneiro e este, por sua vez, aprecia a segurança, a perseverança, a organização e responsabilidade que são os atributos do Capricórnio. O Carneiro é impaciente mas terá de ter muita paciência até que o Capricórnio demonstre os seus sentimentos e prove que o ama, pois, em caso contrário, este assusta-se com a impetuosidade do Carneiro e fecha-se em si próprio, com medo de ser ferido. Para o Capricórnio, uma relação é algo de muito importante e o Carneiro deverá ter muito cuidado em não ferir ou ofender o seu parceiro pois, caso isso aconteça, o Capricórnio deixa de lutar para manter o bom entendimento. O Capricórnio, com a sua paciência e perseverança tem muito para ensinar ao Carneiro, que tem dificuldades com o controlo e a planificação, e, se o conseguir, isso dar-lhe-á enorme satisfação. As suas formas de conceber o mundo são diametralmente opostas, mas aí pode estar a sua forma de se sentirem atraídos. O Capricórnio, com um carácter reservado e silencioso, fascinará e despertará a curiosidade do Carneiro, que tentará trazê-lo para o seu mundo um tanto louco e caótico. Mas, como o Capricórnio necessita de segurança, irá exigir que o Carneiro lhe garanta um amor para toda a vida. Ambos podem enriquecer-se e aprender um com o outro: o Carneiro, dando a espontaneidade e ritmo de que o Capricórnio necessita, e este dando-lhe segurança e estabilidade.

Se o homem é do Signo de Carneiro e a mulher de Capricórnio têm em comum a ambição e a relação pode ser amorosa, apaixonada, além de se estimularem profissionalmente. Ela é séria, prudente, introvertida e possui uma maturidade precoce. Ele é dinâmico, impulsivo, com um espírito jovem, mas uma maturidade tardia, pelo que esta diferença de maturidades pode fazer o casal entrar em choques. Têm ambos personalidades fortes e, possivelmente, os mesmos defeitos; no entanto, uma mulher de Signo «feminino» entende-se bem com um homem de Signo «masculino». No caso da mulher Carneiro e do homem Capricórnio, o casamento é possível mas um pouco difícil; podem decepcionar se reciprocamente e tendem a discutir. Cada um vive no seu mundo, por isso têm dificuldade em compreender-se, além de funcionarem em ritmos diferentes. Deverão fazer concessões recíprocas e comprometer-se a manter a sua relação. Por vezes, o relacionamento resulta melhor em «união de facto».

Capricórnio-Touro

Tanto um como outro desejam uma relação estável e duradoura só que o Capricórnio não entende o sexo como o Touro; cabe a este mostrar-lhe os prazeres da sexualidade. Sendo ambos Signos do elemento Terra, estáveis e sólidos, compreendem-se logo mal se encontram. Capricórnio precisa muito de afecto e carinho mas não sabe pedir, e o Touro, enquanto não tem a certeza de que a relação é para sempre, também não é pródigo em manifestações de carinho. Como ambos têm os mesmos objectivos de vida, não se deixam desequilibrar por paixões arrebatadoras, são voluntariosos e disciplinados e conseguem quase tudo a que se propõem. Acabam por formar uma relação harmoniosa e, salvo pequenos obstáculos que devem ultrapassar, esta será enriquecedora para ambos. A afinidade «química» que existe entre ambos, composta pela sensualidade do Touro e a resistência do Capricórnio faz antever uma vida íntima sexual intensa e feliz. Ambos terão de se esforçar para conseguir algo que desejem, mas o Touro ajudará o Capricórnio a triunfar, dando-lhe toda a energia de que ele necessita, podendo caminhar juntos toda a vida.

O homem Capricórnio, como Signo de Inverno, é um pouco frio, por isso vai apaixonar-se pela mulher Touro que é calorosa, como Signo de Primavera que é. Muito semelhantes, eles compreendem-se e apreciam-se, assim como ambos gostam do trabalho e do dinheiro. O homem Capricórnio é o marido certo para um segundo casamento, podendo estabelecer uma relação séria e sólida onde impera a fidelidade. A mulher Capricórnio é muito atraída pelo homem Touro. Podem formar um casal sério, estável e sólido e à prova das contingências da vida. O homem Touro, venusiano, seduz à sua volta. Sendo caloroso, acha a mulher capricorniana distante, mas formarão um casal fiel e rotineiro que poderá viver muito tempo em conjunto. Boas compatibilidades, mesmo que se trate de um segundo casamento, depois dos quarenta anos, pois são ambos conservadores, tradicionalistas e têm as mesmas concepções de vida.

Veja mais combinações na próxima página

Capricórnio-Gémeos

Se um Capricórnio se apaixonar por um Gémeos, pensa que se trata de um sentimento eterno, e poderá sê-lo se o Capricórnio não lhe exigir garantias de futuro. Isso iria assustar o Gémeos uma vez que para ele as relações duram enquanto há amor, e não está certo de que o amor seja eterno. As suas personalidades são muito diferentes, mas podem saber lidar com isso mutuamente. Capricórnio é circunspecto, foge do protagonismo, enquanto o Gémeos é um conversador nato, gosta de estar em destaque e brilhar. O Capricórnio gosta de dar passeios pelo campo, dos desportos e, muitas vezes, aprecia estar só. O Gémeos precisa de rodear-se de gente e de comunicar, pelo que a companhia do Capricórnio pode muitas vezes aborrecê-lo. Como são Signos opostos, e os extremos se atraem, podem sentir-se fascinados um pelo outro e encontrarem uma plataforma de entendimento. O Gémeos sabe como derreter o gelo do Capricórnio e conquanto esta união não seja de paixão contínua, pode proporcionar um entendimento que dure para toda a vida. O Gémeos pode achar o Capricórnio insensível e difícil de compreender, e este, por sua vez, achar o Gémeos vaidoso, imaturo, e caprichoso, mas se vencerem estas diferenças poderão ter uma relação alegre e diferente assente em bases firmes. O Gémeos gosta de fazer do amor um namoro constante mas os seus devaneios não estão de acordo com o desejo de estabilidade do Capricórnio, pelo que terão ambos de ter muita paciência para se compreenderem. Se o Gémeos se cansar através das suas andanças e quiser descansar, encontra, sempre, o amor e o carinho, a segurança e a protecção que o Capricórnio lhe pode assegurar. O Capricórnio ensina ao seu parceiro a serenidade, a perseverança e a forma de alcançar os seus objectivos; por sua vez, o Gémeos mostra-lhe um Mundo diferente, onde a curiosidade proporciona experiências enriquecedoras que poderá viver continuamente.

O homem Capricórnio é um parceiro ideal para uma mulher Gémeos, porque lhe dá estabilidade e protecção. Por sua vez, a geminiana dá-lhe o seu calor, a sua fantasia, o seu entusiasmo e deste modo complementam-se. Se respeitarem as suas diferenças formarão um par duradouro, embora tenham sempre que zelar pelos interesses materiais e familiares. Sendo o homem Gémeos e a mulher Capricórnio, ele extrovertido e de espírito jovem, ela introvertida e precocemente madura, têm possibilidades de um bom entendimento, se ela o proteger, estabilizar e, ao mesmo tempo, aceitar a sua fantasia e ligeireza de espírito. Ela gosta de mandar, mas ele só faz o que quer. O geminiano não aceita a frieza da capricorniana. Por sua vez ela não tem muita confiança nele, pelo que podem sentir a relação instável e desejar separar-se, mas outras posições planetárias podem contrariar essa tendência. A sua união depende muito do respeito que tiverem, mutuamente, pelas suas diferenças. No entanto, o Gémeos terá a ganhar se se esforçar por se entender com um Capricórnio.

Capricórnio-Câncer

Signos opostos mas ambos apreciadores de segurança, podem dar-se bem se o Câncer puder sentir as emoções do Capricórnio, que muitas vezes não vêm facilmente à superfície.

O Câncer, do elemento Água, e o Capricórnio, de Terra, dão uma boa combinação, porque acima de tudo um tem o que o outro necessita, complementando-se. A Lua, que rege Câncer, simboliza os sonhos, o inconsciente, a intuição. Saturno, que rege Capricórnio, tem a ver com a realidade, a reflexão antes de agir, a paciência, o cuidado. Câncer é o calor do Verão, Capricórnio o frio do Inverno. Podem tirar as maiores vantagens da relação com o outro. Criativo, o Câncer, aliado à tenacidade e disciplina do Capricórnio, podem alcançar triunfos inimagináveis. Sendo os dois ambiciosos, poderão alcançar grandes riquezas se se ajudarem em vez de competirem. O Capricórnio não é muito sensível pelo que deve ter muito cuidado para não traumatizar o Câncer, que teme qualquer silêncio por falta de atenção e carinho. Para ambos, o dinheiro e a família são muito importantes, gostam de amealhar e de gozar os prazeres do lar. Sexualmente as suas vidas poderão ser muito activas. O Câncer é criativo, o Capricórnio confere ternura e paixão ao encontro amoroso, de modo a realizarem uma relação plena para ambos. Capricórnio pode entender a timidez do Câncer em mostrar os seus sentimentos e esperar todo o tempo até que eles venham ao de cima. Por sua vez o Câncer mostrará ao Capricórnio o mundo das sensações, da criatividade e da imaginação, moldando a sua rigidez para outras formas de compreensão que o enriquecerão intensamente.

Para a mulher Câncer e o homem Capricórnio a compatibilidade é boa e podem formar uma relação duradoura e sólida. Ela representa o mundo da infância enquanto ele o mundo do adulto, por isso complementam-se. Ela é a dona da casa, ele o trabalhador que traz para casa o sustento da família e lhe dá segurança. Ele é um homem tradicional para quem o trabalho e o lar são as coisas mais importantes. Mesmo que haja hipóteses de separação os interesses materiais e familiares poderão mantê-los unidos, principalmente se se adaptarem às suas diferenças. O mesmo acontece se o homem for Câncer e a mulher Capricórnio. Mas, neste caso, a mulher Capricórnio pode ter mais maturidade e o homem ser mais infantil. Ambos Signos «cardeais» gostam de mandar, pelo que podem ter lutas de poder assim como problemas de comunicação, pois Saturno está em «exílio» em Câncer. Ambos egocentristas e de fortes personalidades, devem fazer concessões mútuas para que a relação resista com o tempo. Como Signos opostos, tanto podem ser complementares como antagónicos, mas com boa capacidade de adaptação, o casal resistirá.

Veja mais combinações na próxima página


Capricórnio-Leão

É um desafio para o trabalhador Capricórnio apaixonar-se pelo extravagante Leão, a não ser que este se controle, pois Capricórnio é convencional e materialista. O Leão regido pelo Sol e o Capricórnio regido por Saturno não têm muito em comum, no entanto o Fogo de Leão pode «queimar» a Terra de Capricórnio, mas nunca destruí-la. O Capricórnio, introvertido, sério e tradicionalista, como Signo de Terra, sente-se atraído pelo Fogo do alegre, divertido, amoroso e conquistador Leão que se apresenta com a aparência e a superioridade de um rei. Através da atracção dos opostos, é natural que esta seja a razão do atractivo que sentem, além de uma enorme curiosidade mútua. Ambos se admiram, o Capricórnio pela despreocupação do Leão nos assuntos de dinheiro, e pela facilidade com que recupera da adversidade. O sério e reservado Capricórnio é capaz de ceder ao Leão o protagonismo de que ele tanto necessita, assim como ser tolerante com as suas extravagâncias e caprichos. Sexualmente o Capricórnio pode ser surpreendente. Ao ver-se rodeado de romantismo, ternura e magia reagirá com paixão e voluptuosidade. Além disso, o Capricórnio será sempre fiel ao Leão.

A mulher Leão e o homem Capricórnio formarão um casal possível mas um tanto difícil a longo prazo. Ela, excêntrica e mundana, ele, reservado e introvertido, dois seres diferentes e com forte personalidade. Ele sente-se atraído pela leonina mas dificilmente se deixa manipular. Ele quer mandar mas ela é também autoritária e só faz o que quer. O capricorniano refreia-se a ele próprio, e, tendo um comportamento distante e solitário, pode ocasionar divergências e rivalidades que levem à separação, dependendo isto dos seus temas natais. A leonina com o tempo poderá adaptar-se ao Capricórnio, adoptando um comportamento semelhante ao dele, pois as ambições materiais são comuns, podendo até terem negócios de sucesso. Se se adaptarem às suas diferenças poderão ter uma longa ligação. Também o homem Leão e a mulher Capricórnio poder-se-ão unir, embora a relação seja difícil dado as suas diferentes personalidades. A capricorniana é muito selectiva nas suas relações, enquanto o leonino é extrovertido e muito social. Enquanto ela adora a sua intimidade, ele prefere os eventos sociais. O leonino aspira ao poder e à riqueza. A capricorniana é ambiciosa, mas também responsável e paciente. Profissionalmente eles estimulam-se um ao outro. Ele, de um Signo «masculino» e ela de um Signo «feminino» têm as condições essenciais ao bom entendimento e complementam-se. Ela é uma mulher de poder e ele é um reizinho que gosta de mandar, podem ter lutas de poder e complicações entre si. Não obstante os interesses materiais e familiares, pode haver hipóteses de separação, embora devam aprender a respeitar as suas diferenças para preservar a relação.

Capricórnio-Virgem

Apesar de terem os mesmos objectivos de vida, nem sempre haverá uma grande paixão entre eles, mas o Capricórnio irá ficar maravilhado com a Virgem pois ela dar-lhe-á satisfação e segurança. Têm muitas coisas em comum como a amabilidade, a seriedade, a circunspecção. Para eles o trabalho está sempre em primeiro lugar, têm um grande sentido do dever, pelo que juntos poderão fazer uma equipa perfeita, que enfrentará qualquer situação. Ambos do Elemento Terra, adoram o dinheiro e aquilo que podem adquirir com ele, tal como uma casa confortável, onde gozem a sua intimidade e o prazer da boa música. Entendem-se maravilhosamente no amor. A sexualidade é para eles profunda, emotiva e terna, com paixão na dose certa, que fará as delícias da relação. Com bom sentido de humor e uma mente muito rica, terão conversas interessantes e divertidas. No plano das viagens, se o Virgem deixar o assunto nas mãos do Capricórnio, tudo bem, pois ele tratará de tudo na perfeição, fazendo com que a viagem seja tranquila e relaxante. Visitarão lugares lindos onde comerão bem e gozarão os prazeres de um belo pôr-do-sol. O Virgem aprende com o Capricórnio a planificar e a não perder tempo com detalhes, e por sua vez ensina-lhe a valorizar as pequenas coisas e a não perder os amigos e os negócios.

Sendo a mulher Virgem e o homem Capricórnio, ele será muito atraído por ela, têm muitas afinidades, aliam o dever à fidelidade, gostam de trabalhar e de ganhar dinheiro. Sérios, reservados e introvertidos, não irão casar se de ânimo leve, uni-los-ão a razão e os interesses. Têm o sentido da responsabilidade e reúnem as suas vidas profissionais e familiares. O capricorniano é autoritário e gosta de dar ordens à virginiana que, como Signo de serviço que é, aceita-as, mas ele, por vezes, torna-se distante e ela tem necessidade de provas de amor e ternura. Podem criar um negócio juntos com possibilidade de sucesso. Com uma afectividade sólida e profunda a uni-los, podem formar um casal unido e feliz. No caso do homem Virgem e da mulher Capricórnio a situação é idêntica, eles têm uma boa compatibilidade intelectual e uma estima recíproca. Sérios e estáveis, entendem-se perfeitamente no dia-a-dia. No entanto, há uma diferença de maturidade: a capricorniana é mais precoce, enquanto o virginiano é mais tardio. Por vezes o silêncio instala-se entre eles e a capricorniana sente-se só, pelo que podem separar-se se os interesses familiares e materiais não forem muito fortes. Devem preencher as suas vidas com viagens e projectos para fugirem à rotina. Na velhice terão boas economias para enfrentarem a reforma.

 

Veja mais combinações na próxima página

Capricórnio-Balança

Se o Balança se apaixonar por um Capricórnio sabe de antemão que terá quem cuide dele na velhice, mesmo que este lhe pareça demasiado convencional. Todavia o encontro destes dois Signos é um pouco complicado. Balança é do elemento Ar e Capricórnio de Terra. São dois elementos que não se interligam com facilidade. Capricórnio, circunspecto, realista e pragmático é um Signo de acção, que leva a vida muito a sério e pode ficar nervoso perante a tranquilidade e indecisão de Balança que, para mais, ainda é idealista, sonhador e romântico. Enquanto o Capricórnio aprecia a vida do lar e muitas vezes fica só, o Balança adora os eventos sociais e ver-se rodeado de gente!

No plano económico, enquanto o Balança gosta de viver bem e não se importa de gastar dinheiro, o Capricórnio é austero e económico, pelo que podem surgir disputas. Na forma de gozarem as férias também estarão em desacordo, já que o Capricórnio quer é descontrair e descansar, enquanto que o Balança quer sonhar e divertir-se. Ambos vêem a vida por prismas completamente diferentes, mas se o Balança aceitar o Capricórnio, pode aprender com ele a ter ordem, tenacidade e encarar a vida com seriedade, e beneficiar da sua fidelidade quando ama, assim como do seu sentido de humor quando está feliz. O Capricórnio é muito responsável no seu trabalho e a sua ambição faz com que progrida nele. Mas, por tanto se dedicar ao trabalho, pode não ter tempo para dar as atenções e a ternura que o Balança necessita. Ele é um bom companheiro, não é possessivo nem ciumento, ama profundamente, e com o propósito de ser para sempre, de modo que se se conseguirem adaptar e forem tolerantes um com o outro, poderão tirar o melhor partido da relação. Sexualmente, os primeiros contactos podem ser um tanto frios, mas lentamente ir-se-ão descobrindo de modo que com muita sensualidade e ternura chegarão a um bom entendimento. A situação será bem melhor se os seus Ascendentes ou os Signos Lunares estiverem em Signos de Fogo. Capricórnio é tímido, reservado, pouco criativo e nada romântico, mas se o Balança for capaz de ir ao fundo do seu ser, talvez consiga que ele mostre os seus sentimentos e que queira aprender com o seu parceiro Balança a arte do amor e poder desfrutar dela. Capricórnio pode ensinar ao Balança a tomar decisões e a aprender com ele a ser flexível, diplomata e a apreciar as coisas boas da vida.

Se o homem for Balança e a mulher Capricórnio, este, regido por Vénus, dá e procura bastante o amor, não pode mesmo viver sem ele, pelo que acha a capricorniana um pouco fria e distante. Eles podem aborrecer-se juntos e, como são ambos Signos cardeais, têm os mesmos defeitos: tanto um como o outro gostam de dirigir. De fortes personalidades, poderão estimular se profissionalmente, mas deverão respeitar as suas diferenças. Todavia, o Balança é muito atraído pela capricorniana, mas ela despreza os homens fracos e superficiais. Por vezes ele pode ir procurar em outro lado o amor e o sexo de que necessita. Se o Balança for mais velho e mais maduro a relação terá mais hipóteses de sucesso. Com a mulher Balança e o homem Capricórnio, ele, introvertido e solitário, mas ambicioso, um trabalhador nato procurando a segurança material, vai poder achar a Balança superficial. No entanto, ao dar-lhe segurança material vai receber dela o afecto e o calor humano que afinal toda a gente precisa. O capricorniano sob o seu aspecto frio apaixona-se pela Balança de uma forma que, por vezes, se pode tornar mais tensa ou mesmo violenta. A Balança detesta violência e pode deixá-lo, o que o tornará muito infeliz. Como têm alguns defeitos em comum, podem haver lutas de força entre eles que poderão dar azo a separação ou a divórcio, situação essa que pode ser evitada tendo em conta os interesses materiais e familiares mútuos. Para que a relação perdure é preciso que o capricorniano seja mais sociável.

Capricórnio-Escorpião

Estes dois Signos completam-se, pois têm necessidade um do outro. A Terra, elemento do Capricórnio e a Água elemento do Escorpião, sabem que não são nada um sem o outro. A Terra necessita da Água para ser fertilizada, e a Água precisa da Terra para a deter e envolver-se nela. O Capricórnio, o Signo da estabilidade, ao ser confrontado com o Escorpião, fica rendido ao seu olhar magnético, é como se a terra se abrisse a seus pés, e apesar de se esconder por detrás de uma máscara de frieza e impassibilidade, o Escorpião sabe entender os seus sentimentos. São ambos ambiciosos, gostam de possuir riquezas e ascender a postos de poder. O Capricórnio, com a sua tenacidade e inteligência, consegue normalmente os seus intentos, mas como por vezes é rígido, e dificilmente se adapta a mudanças, pode perder oportunidades. O Escorpião é semelhante em inteligência e impulsividade, mas como é muito intuitivo, facilmente se adapta a qualquer mudança e segue outro caminho para atingir o seu objectivo. Têm muito a aprender um com o outro. O Escorpião ensinará o Capricórnio a ser menos rígido e mais flexível e a saber mudar de opinião. Juntos podem fundar um negócio que será produtivo e os enriquecerá depressa. O Escorpião consegue muito bem descobrir os segredos dos outros, que guardará ciosamente. O Capricórnio geralmente não é curioso, respeitará as suas reservas, e nunca lhe dará razão para ciúmes. Ambos são muito possessivos, pelo que dedicarão a vida um ao outro não permitindo a interferência de terceiros. Não apreciam reuniões sociais e ficam encantados em sítios tranquilos onde descontraiam com amigos ou mesmo a sós. Sexualmente, a princípio podem ter algumas dificuldades já que o Escorpião é muito sexual e necessita de muito calor e intensidade no acto amoroso. Já o Capricórnio não mostra as suas emoções, e mantém os seus sentimentos sob controlo, podendo, por vezes, ficar assustado com a força do Escorpião, e tendo dificuldade em penetrar no seu mundo. Normalmente, precisa de tempo para se adaptar. Quando se sentirem seguros, serão capazes de se mostrar tal como são, e então o Capricórnio soltará as suas emoções e o Escorpião sentir-se-á confiante e seguro a seu lado.

No caso da mulher ser Escorpião e do homem ser Capricórnio, a ligação ou casamento pode ser feliz. Ambos são introvertidos mas têm sede de amor. Com ambições comuns e possuidores de fortes personalidades formam um par estável. Possuem o sentido das responsabilidades e das obrigações familiares, assim como têm aspirações espirituais. Estes dois Signos simbolizam a sabedoria e o conhecimento. Ambos Signos «femininos» são exclusivistas e possessivos, mas também muito agarrados um ao outro. No caso do homem ser Escorpião e a mulher Capricórnio, a situação é idêntica. Existe muita atracção sexual entre eles, uma vez que Marte está em «exaltação» no Signo de Capricórnio e formam um par apaixonado. Apesar do homem Escorpião ser um marido difícil de conviver, a capricorniana sabe como levá-lo. Muito exigentes, estimulam-se profissionalmente e podem criar uma empresa conducente ao sucesso, sendo indestrutíveis se unirem os seus esforços. Dados à filosofia, podem fazer juntos uma procura espiritual que os realizará. A sua vida em comum poderá ter uma longa duração.

Veja mais combinações na próxima página

Capricórnio-Sagitário

O Capricórnio, Signo do elemento Terra, sente uma magnética atracção pelo Fogo, elemento de Sagitário, ficando fascinado pelo seu calor e pelo seu brilho. Este, por sua vez, fica preso à segurança da Terra, à sua estabilidade, força e dureza, tudo quanto Capricórnio lhe pode dar. Sagitário é um ser cheio de vida, optimista, aventureiro e lutador, para quem a vida é um jogo, ao contrário do Capricórnio que circunspecto, prudente e ambicioso leva a vida muito a sério. O Sagitário irá aprender com o Capricórnio o sentido da realidade, a lógica que trava as aspirações que se podem tornar demasiado grandiosas. Sendo afinal tão opostos, é na forma de conceber o mundo que vão encontrar o pólo de atracções. O Sagitário cansado de viver aventuras e de correr riscos encontra no carácter reservado do Capricórnio muita paz e segurança. O Sagitário tem por hábito fazer comentários francos mas inoportunos e manifestar falta de tacto, mas o Capricórnio não se dá conta deles e vira-lhe as costas com a sua frieza e passividade o que desesperará o Sagitário. Uma coisa que pode gerar conflito entre eles é o que toca a dinheiro. O Sagitário não sabe fazer economias e o Capricórnio, por muito apaixonado que esteja, estará sempre disposto a controlar as despesas e a diminuir os gastos. Se o Sagitário confiar nele, só terá a ganhar pois este orientará as despesas de forma benéfica para ambos.

No relacionamento amoroso, o Sagitário, jovial e sedutor, conseguirá libertar emocionalmente o coração do Capricórnio, conseguindo uma vida sexual bastante satisfatória, mas terá de usar de grande paciência. O Capricórnio, regido por Saturno, não se entrega de imediato, primeiro tem de pensar bem antes de actuar. Uma mulher Sagitário com um homem Capricórnio podem conseguir uma ligação mas com algumas dificuldades pois são personalidades diferentes. Ela, extrovertida, optimista, calorosa, ele, introvertido, distante e pessimista. Enquanto ela prefere as aventuras e as viagens ele preza acima de tudo a estabilidade afectiva assim como a profissional. A sagitariana dinamiza o capricorniano, mas ele, que é ciumento e complicado, aborrece-se e pode deixá-la. Dependendo sobretudo dos seus temas natais, eles podem ir até ao divórcio, embora possam conter esta predisposição por causa dos interesses materiais e familiares que os ligarão por muito tempo. Como são ambos ambiciosos podem criar uma empresa em conjunto destinada ao sucesso. O capricorniano, um homem por vezes solitário, deverá dar liberdade e um pouco de independência à sagitariana para que a relação resulte. Talvez haja melhor compatibilidade numa ligação sem compromissos.

No caso da mulher Capricórnio e do homem Sagitário a ligação pode ser difícil devido à instabilidade do sagitariano. Ele prefere as viagens e a aventura assim como os prazeres da vida. Ela preza a sua intimidade e a estabilidade material e afectiva. Pessimista e desconfiada a capricorniana não se aventura de ânimo leve, assume a sua carreira e os seus deveres de mãe, achando o sagitariano exuberante e instável. Ela tem dificuldade em confiar nele, e há riscos de infidelidade por parte dele podendo resultar em afastamento. Júpiter, que está em «queda» no Signo de Capricórnio, faz com que este casal resista dificilmente aos problemas que surgirão no decorrer dos tempos. Porém, com a maturidade o sagitariano irá apreciar melhor as qualidades da capricorniana.


Veja mais combinações na próxima página

Capricórnio-Capricórnio

Ninguém melhor para entender um Capricórnio do que outro Capricórnio. Como têm os mesmos defeitos não se criticam, partilham a ambição. São perseverantes nos seus objectivos, e respeitam mutuamente a sua liberdade e individualidade. Terão êxito nos projectos onde outros não conseguiram ter, pois são constantes, disciplinados, tenazes e eficientes. Só numa coisa vão ter problemas: em decidir quem manda, pois ambos são líderes natos e nem um nem o outro gosta de receber ordens. Neste ponto algum tem de ceder, o que não irá ser fácil. Estes dois seres são uns eternos jovens, ou melhor, a juventude vem lhes com a maturidade, o que será bom para a sua vida amorosa da qual desfrutarão com mais serenidade e na maioria dos casos, para toda a vida. A idade faz-lhes deixar para trás algumas das preocupações e das responsabilidades, deixando-lhes tempo para usufruírem dos prazeres da vida.

Quando eles descobrem a necessidade que têm um do outro, desperta neles a sensualidade e o erotismo, e, se tiverem confiança na relação, soltarão as suas emoções e farão a felicidade um do outro. Eles baseiam a sua vida na confiança e na fidelidade, têm uma concepção tradicional da existência. Como são ambos do elemento Terra, pode faltar-lhes um pouco de fantasia nas suas vidas, e quando a paixão se extingue a relação pode ficar mais distante e caírem na ruptura, embora, mesmo assim, possam continuar muito ligados um ao outro. Os capricornianos são muito trabalhadores, tanto mais que se preocupam com o futuro da família. Na idade da reforma terão tempo e dinheiro para aproveitar a vida e dar nova força ao seu amor. Como são ambos muito atraídos pela religião, poderão fazer uma procura espiritual e interessar-se pelos mistérios da vida depois da morte, assim como por temas filosóficos.


Capricórnio-Aquário

Se o Capricórnio fosse menos convencional, esta seria uma boa combinação para uma aventura ligeira, mas o Capricórnio é um Signo do elemento Terra, sólido, estático e acolhedor, por isso, tenta pôr-se à distância quando o Aquário, do elemento Ar, está por perto. O Aquário, ágil, dinâmico e independente sente se tremendamente atraído pelos caminhos inexplorados, e é curioso por aquilo que não está conquistado, mas, o Capricórnio, para quem é importante o dever, a responsabilidade, a ordem e as tradições, pode enfastiar se com o Aquário, que não entende nada destas suas qualidades. Só uma boa dose de compreensão e muita tolerância farão com que estes dois Signos se entendam, a não ser que os seus Ascendentes e Luas estejam em harmonia. Se o Capricórnio quiser manter o amor do Aquário terá de lhe dar a liberdade e independência que ele tanto aprecia, e o Aquário, por sua vez, pode encantar o Capricórnio, pondo alguma imaginação e loucura na relação, apesar deste não gostar de viver em sobressalto e sem segurança. Se superarem estas dificuldades, a sua relação pode ser enriquecedora, pois ambos são racionais, apreciam a liberdade de espírito e são firmes na direcção dos objectivos que pretendem conseguir. Capricórnio sente tremendos ciúmes do Aquário, porque não consegue controlá-lo, e isso dá lhe uma enorme insegurança. No amor, entendem-se maravilhosamente bem, desfrutando de cada momento com a maior satisfação. No princípio da relação são capazes de passar horas fazendo amor. Apesar de estes Signos não serem dados a paixões tormentosas, a combinação é a sua expressão de um amor profundo e intenso que lhes traz uma enorme serenidade emocional.

Se a mulher é Capricórnio e o homem é Aquário, ela irá sofrer com as infidelidades e mentiras dele, pois privilegia a sua intimidade afectiva e é fiel aos seus compromissos familiares. O homem Aquário tem necessidade de ar e de liberdade, é rebelde, imaturo e tem dificuldades em comprometer-se seriamente. A capricorniana, amiga da rotina, tenta estabilizá lo, mas ela quer dominar o seu mundo, e ele também gosta de comandar, o que dá origem a lutas de poder entre os dois. Ela acaba por se cansar dele, e se o seu tema natal o indicar, pode ocorrer a separação ou o divórcio. A compatibilidade será mais fácil numa união livre ou se o Aquário for mais velho e mais maduro. Com o homem Capricórnio e a mulher Aquário a ligação também será difícil ao fim de algum tempo, pois ela é sociável e extrovertida, não convencional, enquanto ele é introvertido e conservador e tem necessidade afectiva e material. Ele põe acima de tudo as suas ambições profissionais, mas é um bom chefe de família, responsável, que providencia tudo o que é necessário ao lar. Por sua vez, a aquariana é uma boa dona de casa conquanto aprecie bastante a vida mundana e social. Este casamento pode ser fortalecido através dos interesses materiais ou financeiros e ser consolidado com os filhos. O capricorniano é um homem inquieto que tem necessidade de ter tranquilidade, pelo que a aquariana deve esforçar-se por estar perto dele, assim como não deve negligenciar o plano sexual, pois sujeita-se a perdê-lo. Ambos deverão esforçar se por aceitar as suas diferenças para que a união resulte.

Veja mais combinações na próxima página

Capricórnio-Peixes

O Capricórnio é demasiado agarrado à Terra para aceitar os sonhos do Peixes, embora esse mundo o descontraia um pouco. Peixes, com a sua intuição, sabe penetrar na natureza do Capricórnio e chegar ao mais profundo da sua personalidade. Possui um grande tacto, é doce e generoso, e consegue comover o coração um pouco duro do Capricórnio, que só é duro na aparência, pois, lá no fundo é mais vulnerável do que se possa pensar. O Capricórnio que é tão sério, reservado e inteligente, sente-se fascinado com o encanto natural e irresistível do Peixes. O Peixes que é bastante fantasioso, por vezes não distingue a fantasia da realidade e sente que o Capricórnio o protegerá ficando mais tranquilo e confiante e permitindo-se ser mais ousado pois sabe que aquele o livra de todos os perigos.

O Peixes, com a sua imaginação, fascinará o Capricórnio, e também, por ser subtil e delicado no amor, poderá fazer soltar os sentimentos que este tem tão bem guardados. Às vezes, surgem desencontros entre o misterioso Peixes e o geométrico e transparente Capricórnio, pelo que ambos terão de expor os seus pontos de vista calmamente e com tolerância. O Peixes que é muito generoso, altruísta e sentimental, tenta penetrar a essência do Capricórnio, conseguindo a sua plena confiança, e, aí eles irão realizar-se, sexualmente, de uma forma muito profunda. A frescura e a luz que o Peixes leva às profundezas da alma do Capricórnio permitir lhes á ter uma união intensa e franca que pode ser para toda a vida.

A mulher Capricórnio com o homem Peixes podem constituir uma boa ligação e até mesmo um casamento pois, apesar dos caracteres serem diferentes, eles atraem-se fortemente. Ela, reservada e prudente, não se prende de ânimo leve, procura a estabilidade afectiva e a realização das suas ambições profissionais. Como tem os pés bem assentes na terra, estrutura e estabiliza o homem Peixes. Este ao contrário, sonhador, espiritual e desordenado, deixa-se conduzir e adapta se à capricorniana que é terna, gentil e devotada. A capricorniana tenta dominar e dar as ordens, mas o pisciano não se submete, podendo ausentar-se e até viajar para manter a distância. No entanto, eles completam-se. O homem Peixes acaba por adquirir maturidade e vencer as dificuldades, e a capricorniana deve tentar adoçar o seu carácter e tolerar o seu sonhador Peixes para que a união seja duradoura.

No caso do homem Capricórnio e da mulher Peixes a relação dependerá sobretudo da maturidade deles. Ela será feliz ao casar com o capricorniano porque ele é um homem sério e sincero e sente-se protegida. Embora eles se complementem, têm algumas diferenças: o capricorniano simboliza o mundo material e a ordem, é solitário, reservado e dedicado à sua vida, às suas ambições e aos seus trabalhos. A pisciana, terna e doce, é atenciosa, sonhadora, ama a vida espiritual, mas é boémia e pouco rigorosa, e, além de não entender de contratos e obrigações, pode passar por períodos de depressão. Terão muito a aprender juntos e devem harmonizar-se para um bom entendimento mútuo. O entendimento espiritual é excelente.

Mar Portuguez

Rua de São Marçal, nº111

Lisboa

Telefone: 21 343 34 10

Visite o site

Veja as previsões do Amor de Paulo Cardoso para o signo de Capricórnio

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.