As inovações científicas sucedem-se a um ritmo alucinante. Seis reputados especialistas revelam o impacto que as análises preditivas podem ter na nossa vida.
A esclerose tuberosa é uma doença rara para a qual ainda não existe cura, com uma incidência de 1 em cada 6000 casos em todo o mundo, o que representa um total de 1 milhão de pessoas. Um artigo do médico neuropediatra José Carlos Ferreira.
É um direito do doente, ajuda a dissipar dúvidas, eventuais erros e a fazer opções mais esclarecidas e seguras. Se essa hipótese se colocar, sabe mesmo o que tem de fazer?
A dor neuropática é um tipo de dor comum na população. Só na Europa tem uma incidência de 8%. É uma dor crónica, muito intensa e debilitante e não tem função protetora. Um artigo da médica anestesiologista Maria Carlos Cativo.
O cérebro é um órgão em constante mudança e por isso é ainda difícil conseguir saber tudo acerca dele. Mas nós sabemos algumas curiosidades que vamos partilhar consigo.
Em 2017, será posto em prática um novo esquema do plano, mais simplificado, que prevê mudanças em seis vacinas. Saiba quais são e veja os comentários do pediatra Mário Cordeiro.
Apesar de vários estudos internacionais defenderem que a atividade física ajuda a prevenir a doença, também existem casos em que este pode não ser benéfico. Saiba quais.
Uma alimentação correta tem impactos inimagináveis no organismo, incluindo nos ouvidos e, consciente disso, Alexandra Marinho, Audiologista da GAES – Centros Auditivos de Portugal, indica-nos os alimentos secretos para uma boa audição.
A artrose, osteoartrose ou osteoartrite são nomenclaturas que normalmente designam a mesma doença. Trata-se de uma patologia caracterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular, e que afeta principalmente as articulações de carga, nomeadamente os joelhos, a coluna e as ancas. Um artig
Diariamente, e em todo o mundo, são diagnosticados novos casos clínicos de cancro, pelo que a investigação contínua nesta área de intervenção é fulcral.
A gestão da doença crónica na criança, o futuro adulto e a importância da abordagem multidisciplinar foram temas em destaque na primeira reunião nacional para especialistas em doenças imunomediadas em idade pediátrica. O Connecting Kids Care, evento promovido pela biofarmacêutica AbbVie, teve como o
Um treino cognitivo regular é a chave para uma mente sã. Torna-se, assim, essencial estimular o nosso cérebro para conseguir utilizar todas as suas potencialidades na resolução de problemas e, também, para que exista um bem-estar físico e psicológico.
Apesar dos números que conferem ao cancro da mama o estatuto de segunda causa de morte no sexo feminino em Portugal, esta é uma doença que pode ser prevenida e detetada precocemente. Saiba como!
É com o aumento da longevidade que surgem problemas de saúde associados à terceira idade, e um dos mais comuns é o desenvolvimento de presbiacusia, doença que leva a uma deficiência auditiva provocada pelo envelhecimento das células dos ouvidos.
O consumo de tabaco, na Europa, é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais. Em Portugal, o consumo de tabaco atinge cerca de um quarto da população, com predomínio de três homens e meio para cada mulher. Conheça 6 vícios saudáveis que deve adotar se quer deixar de fumar.
É uma das causas mais comuns de doença cerebro-cardiovascular prematura (DCCVP), manifestando-se através de angina, enfarte do miocárdio (EAM), doença arterial periférica (DAP), acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas arteriais e/ou morte súbita nos jovens adultos.
A febre hemorrágica viral é um termo generalista dado a um conjunto de doenças causadas por algumas famílias específicas de vírus. São doenças graves, muitas vezes fatais que afetam múltiplos sistemas de órgãos. Uma artigo da médica Mariana Abreu Vieira, especialista em Medicina Interna no Hospital
Vou falar sobre uma outra maneira de praticar medicina. Não a considero uma medicina alternativa, mas sim, complementar à que todos conhecemos. Um artigo do especialista em osteopatia Carlos Salgado.