Embora cada um tenha a sua vida social todos tem uma coisa em comum, as necessidades fisiológicas. Digam o que disserem mas o tempo que passa a fazê-las é sem dúvida relaxante e de alivio. Além disso o cocó é muito importante e chega a ter algumas curiosidades, como é o caso de pessoas que pagam por café proveniente das fezes de elefante, torres de cocó com mais de dois metros de altura, ou até mesmo a produção de vinho feita a partir do cocó das crianças. Apesar destas várias curiosidades, temos a certeza que ainda não olhou bem para as suas fezes e por isso, vamos revelar-lhe algumas dicas sobre o seu cocó, que indicam se está tudo bem consigo ou não.
Cinza - Se o seu cocó está a apresentar uma tonalidade cinza, isto refere-se à falta de estercobilina. Esta encontra-se ligada ao fígado, pâncreas e vesícula biliar e por isso, se o seu cocó tiver esta cor, tenha atenção.
Amarelo - É um dos principais sinais de alerta nas fezes. A cor amarela significa que o seu corpo não está a absorver gordura e por isso, o seu sistema digestivo acaba por ser sobrecarregado por muita gordura.
Vermelho - Se as suas fezes apresentarem uma cor avermelhada isso tem a ver com o consumo excessivo de alimentos nesta mesma cor. Esta é sem dúvida a cor mais perigosa que pode encontrar no seu cocó pois, é sinal que o tubo digestivo pode estar a sangrar.
Preto - Com o pior cheiro, o cocó preto indica que está com problemas de digestão, garganta ou até mesmo estômago.
Verde - Se as suas fezes forem verdes, isto significa que pode estar com alguma bactéria, ou se for vegetariano, que a sua alimentação tem demasiados vegetais.
Cilíndrico - Este é o formato mais comum nas fezes e deve-se ao formato do intestino. No que diz respeito à textura esta depende dos nutrientes que se encontram presentes durante a sua alimentação.
Bolas - Para quem sofre de prisão de ventre é muito comum que o cocó saia em forma de bolinhas. Isto deve-se ao facto de as suas fezes levarem mais tempo do que é normal até chegar ao reto, fazendo com que ele acabe por perder água. Indica também, que deve consumir mais fibras.
Liquido - Quando as suas fezes saem numa forma mais liquida, isto é causado por bactérias ou infeções no seu intestino. Como existe uma falta de consistência material, é normal que o impedimento da absorção da água, seja causada por uma mucosa intestinal.
Já sabe! Tenha agora atenção às suas fezes e tente perceber se está tudo bem com a sua saúde.
Comentários