Estudos indicam que a maioria das causas ginecológicas de ida à urgência na infância são vulvovaginites. Uma correta higiene íntima poderá evitar este tipo de infeções. Tome nota das recomendações da pediatra Joana Martins e da ginecologista-obstetra Alexandra Meira.
Todos nós temos uma ideia da nossa imagem corporal. A importância dessa imagem tem a ver com a maneira como nós a usamos. Se, apenas, como o veículo do ser quem somos ou ser como aquilo que queremos mostrar ao outros que somos. Um artigo do médico e cirurgião Luís Mestre, especialista em cirurgia on
Os doentes diabéticos são um grupo de risco para o desenvolvimento de problemas relacionados com os pés. Tome nota dos conselhos de Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia.
O “Outubro Rosa” é conhecido por ser o mês de sensibilização para a luta contra o Cancro da Mama. A nutricionista Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, explica-lhe a importância do aconselhamento alimentar nesta doença.
Já ouvimos a expressão “ele é bipolar” para caracterizar alguém com mudanças emocionais bruscas. Mas, será que sofre mesmo da perturbação bipolar? Ou será “borderline”? Ambas as perturbações são confundidas por apresentarem sintomas semelhantes. Saiba quais são os sintomas e as diferenças.
Apesar de haver mais informação, 10% dos portugueses ainda acredita que é uma patologia contagiosa. Um estigma que afeta a vida de milhares. "A taxa de suicídio que lhe é associada é bastante elevada", alerta o dermatologista Paulo Jorge Ferreira.
A higiene íntima da mulher é um tema do qual não se fala abertamente nem na família, nem entre amigas, nem por vezes quando se está perante um médico. Quando a questão é abordada pela doente na consulta, por vezes já existe um problema de saúde instalado.
Mais de um terço das mulheres com mais de 80 anos e cerca de 33% dos homens acima desta idade sofrem com esta doença. Os conselhos de Maria João Quintela, médica, consultora e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia.
Existem medidas preventivas simples que ajudam o organismo a ficar mais forte contra as doenças mais provocadas pelo frio, pelas chuvadas e pelo vento nos dias de outono . Sabe quais são? Manuel Santos Rosa, professor de imunologia, aponta 11.
Muitos especialistas acreditam que, num futuro próximo, será comum o ser humano atingir a barreira dos 120 anos. Saiba o que deve fazer, desde já, para concretizar este objetivo com os conselhos do reputado cardiologista norte-americano Clyde Yancy.
A dor lombar é uma queixa muito comum na população em geral. Também geralmente denominada de lombalgia. As explicações são do médico Armando Barbosa, especialista em Anestesiologia.
Leia a opinião da médica Eulália Calado, Neurologista Pediátrica no Hospital CUF Descobertas e ex-presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.
O cancro é a doença que mais preocupa os portugueses e os tumores do pulmão e mama são os que causam mais apreensão, segundo um estudo a nível nacional baseado em entrevistas presenciais a mais de mil adultos.
A gaguez não tem causa emocional, é uma condição biológica. Estudos recentes demonstram que estamos a falar de uma condição com causa (sobretudo) genética, que poderá influenciar o desenvolvimento da estrutura e funcionamento do cérebro, com consequência no processo da fala. Hoje é o Dia Mundial da
Atinge, em média, entre 700.000 e 800.000 portugueses, sendo a larga maioria deles mulheres com mais de 65 anos. A boa notícia é que pode ser prevenida atempadamente. As recomendações de Viviana Tavares, presidente da APOROS.
É, por norma, o terceiro e o derradeiro passo de um tratamento contra a doença e exige um esforço adicional. Em Portugal, a patologia afeta a vida de milhares mas o problema tem solução, como explica Vítor Cotovio, psiquiatra e psicoterapeuta.