A evidência científica mostra que os antibióticos tópicos no pré-operatório de cirurgia de catarata não previnem a ocorrência de infecção ocular. Vários estudos mostraram que além de não existir beneficio na administração pré-operatória de antibióticos, estes podem levar a um aumento da resistência bacteriana e à seleção de estirpes resistentes.

Apesar dos antibióticos tópicos diminuírem a carga bacteriana na superfície ocular quando administrados um  ou três dias antes da cirurgia, a eficácia da iodopovidona usada de forma isolada na redução da flora da superfície ocular não aumenta quando se utiliza a iodopovidona associada à antibioterapia tópica prévia. Assim, é pouco provável que a antibioterapia tópica acrescente algum beneficio à iodopovidona quando esta é usada de forma correta no pré-operatório imediato.

A antissepsia de rotina com iodopovidona ou clorhexidina é o elemento pré-operatório fundamental para reduzir o risco infecioso.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos

Saiba mais em: https://ordemdosmedicos.pt/antibioterapia-topica-no-pre-operatorio-de-catarata/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.