Amálgamas dentárias (que contêm mercúrio) libertam pequenas quantidades desse material. Ensaios clínicos aleatorizados demonstram que o mercúrio presente em amálgamas não produz doença. A remoção profilática deste tipo de amálgamas é desnecessária e sujeita o indivíduo à absorção de maiores doses de mercúrio do que se a amálgama permanecesse no lugar.

Além disso, a colocação de restaurações de resina composta é conhecida por causar um aumento transitório nos níveis urinários de bisfenol-A, para os quais são desconhecidos os efeitos na saúde e elevados niveis de evidência sugerem maiores taxas de falha em resinas compostas versus restaurações com amálgama.

As amálgamas são o que conhecemos vulgarmente por “chumbo” e são um conjunto de metais que, apesar de não conterem chumbo, após mistura adequada, aparentam a cor do chumbo e daí a sua designação.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos

Mais informação: https://ordemdosmedicos.pt/amalgamas-dentarias/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.