Após os 50 anos de idade, os níveis sanguíneos da testosterona podem sofrer um declínio lento e progressivo, sendo possível que um homem apresente alguns sintomas atribuíveis à instalação de um défice de androgénios.

Se um homem apresentar, em jejum matinal, concentrações baixas de testosterona no sangue periférico (confirmadas em manhãs diferentes), não se recomenda a terapêutica hormonal se clinicamente não existirem sintomas e sinais clínicos do défice de testosterona, devido aos inúmeros riscos a que o indivíduo poderá estar sujeito.

Não se recomenda este tratamento pois os seus efeitos podem ser muito graves, para a saúde do indivíduo assintomático; mesmo em muitos casos comprovados de défice da testosterona é relativamente frequente a diminuição da frequência da administração ou a redução da dose deste androgénio.

Os efeitos adversos associam-se a aumentos da retenção de líquidos e da frequência de micções, acne, aumento das regiões mamárias, a alterações dos níveis do colesterol no sangue, a atrofia dos testículos (com potenciais alterações do espermograma e da fertilidade) e aumento do número de glóbulos vermelhos e da hemoglobina (com aparecimento de dores nos músculos, hipertensão arterial, dores na zona do coração e coágulos), agravamento da apneia do sono; assim um aumento do risco de doença cardiovascular é uma possibilidade.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Endocrinologia e Nutrição da Ordem dos Médicos

Mais informações: https://ordemdosmedicos.pt/terapeutica-com-testosterona-em-homens-normais-ou-com-suspeita-de-cancro-da-prostata-ou-da-mama/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.