Escolha não iniciar o ato anestésico em doentes com comorbilidades significativas sem uma avaliação pré-operatória apropriada realizada em tempo útil e com apoio pós-operatório adequado às suas necessidades.
Escolha não continuar ou adicionar à prescrição medicamentos para administração a longo prazo, exceto se houver uma indicação apropriada e uma expectativa razoável de benefício.
É uma doença genética, congênita, de caráter autossómico e que resulta de mutações no gene que codifica o fator Von Willebrand, podendo afetar tanto indivíduos do sexo masculino como feminino.
O tratamento químico da pele pode ser um excelente aliado da sua derme. As explicações são da médica Ana Silva Guerra, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
Esta planta é extremamente rica em mucilagem, especialmente na raiz, o que lhe confere grande parte dos seus benefícios nutricionais que tem. Contêm ainda antocianinas, óleos essenciais, alguns taninos, flavonoides e glicósidos.
Nos casos clínicos de Síndrome de Depleção Mitocondrial os pacientes apresentam como principal sintomatologia a disfunção hepática e cerebral e fraqueza muscular. Um artigo do médico especialista em Patologia Clínica Germano de Sousa.
Afetam a vida de milhares de portugueses mas muitos não as conseguem distinguir convenientemente. Se os episódios forem repetidos, deve procurar ajuda especializada. As explicações de Belina Nunes, médica neurologista.
Um artigo do médico Ernesto Carvalho, especialista em Cardiologia. Esta é a Semana da consciencialização para a fibrilhação auricular decorre de 18 a 24 de novembro.
O Síndrome de Depleção Mitocondrial é um grupo heterogéneo de doenças mitocondriais, raras e autossómicas recessivas, que se caracterizam por uma redução parcial ou total do número de cópias do ADN mitocondrial nos tecidos afetados.
No terceiro vídeo da série "Dar a Volta à DII", Marina Caldas entrevista Diana Carvalho, médica gastrenterologista, sobre todos os cuidados a ter quando se decide fazer as malas.
Muitas vezes silenciada por vergonha, a bexiga hiperativa representa um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Descubra quais são os sintomas a que deve estar atento e o que pode fazer para prevenir esta patologia.
São muito utilizados para combater infeções provocadas por bactérias mas não são todos iguais. Maria Augusta Soares, professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, explica o que os diferencia e aponta normas a seguir.
A descoberta da penicilina em 1928 revolucionou a saúde. Doenças que eram mortais passaram a afeções tratáveis. Mas esta transição está agora em risco, sobretudo devido à utilização excessiva e incorreta dos antibióticos que levou ao aparecimento das bactérias multirresistentes.
Pernas inchadas, falta de ar, cansaço, tonturas e sensação de desmaio são alguns dos sintomas da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica. Um artigo da médica Luísa Carvalho, Assistente Hospitalar de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Porto (CHP).
Escolha não tomar antibióticos na maioria das infeções respiratórias superiores (“constipações e resfriados”), exceto se prescritos pelo/a médico/a. Uma recomendação do Colégio da Especialidade de Saúde Pública da Ordem dos Médicos.
A perda da função dos rins afeta o organismo, podendo conduzir a situações de hipertensão, hemorragias, infeções e alterações do metabolismo fósforo-cálcio. Mas a lista não se fica por aqui, como adverte o especialista Jorge Dickson.
Escolha não realizar ecografias obstétricas com objetivos que não se prendem a indicações clínicas, como por exemplo, gravar vídeos ou disponibilizar fotografias tridimensionais.
A industrialização, o aumento do uso de ecrãs e o tempo passado entre quatro paredes têm influenciado a prevalência de doenças oculares na população. Conheça os riscos da luz azul dos ecrãs.
A fibrilhação auricular é a perturbação do ritmo cardíaco mais frequente e é responsável por 20 a 30 por cento dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) isquémicos em todo o mundo. Um artigo de opinião do médico Vítor Martins, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém.
Escolha não efetuar ecografia tiroideia por rotina ou como exame de rastreio em indivíduos sem sinais e/ou sintomas de patologia tiroideia (ex: doentes com função tiroideia normal e sem nódulos palpáveis) e não pertencendo a grupos de risco para carcinoma da tiróide.
Escolha não decidir acerca da implementação ou continuação de suporte orgânico avançado em doentes com risco muito elevado de morte no decurso desse internamento hospitalar ou com recuperação funcional extremamente improvável, sem considerar, idealmente em equipa clínica e com o doente e a sua famíl