Não são apenas o espelho da nossa alma, como popularmente se diz. Três quartos das perceções totais são visuais ou são, pelo menos, influenciadas por aquilo que (não) vemos. Os registos captados pela retina determinam também a nossa forma de ver a vida. Um estudo levado a cabo pela empresa espanhola Oi2, especialista na saúde do ouvido, revelou que 68% dos espanhóis considera que a visão é o sentido mais importante.

Embora não existam muitos estudos portugueses sobre o tema, o olho é o órgão sensorial que permite ver e reagir ao ambiente. É também aquele de que temos mais recordações mentais. Para o manter jovem e saudável, basta cuidá-lo. A ginástica ocular é uma das soluções preventivas a que pode recorrer. Além dos exercícios que encontra nesta galeria de imagens, existem vários outros gestos que deve integrar no seu quotidiano:

- Pestaneje frequentemente

Este gesto tem três efeitos positivos, proporciona um certo descanso aos olhos, agindo como um escudo perante a luz, humedece-os e limpa-os. Abra os olhos, olhando para a esquerda e feche-os. Depois repita o processo mas a olhar para a direita. Passados poucos minutos vai sentir um alívio. "Aproveite este exercício para colocar um substituto lacrimal se sentir o olho seco", aconselha Nuno Campos, oftalmologista.

- Faça pausas no trabalho

"Se estiver muito tempo à frente da televisão ou do computador, desvie o olhar de hora a hora e fixe-se no horizonte durante cerca de cinco minutos, sem focar para perto", adverte o médico.

- Tenha uma alimentação equilibrada

Os especialistas não têm dúvidas. Fazer uma boa alimentação é um fator preponderante para conseguir ter uma boa saúde ócular. Ingira frutas e verduras da época. São mais acessíveis e cheias de nutrientes. As melhores são as que contêm mais vitamina A, como é o caso da cenoura e da abóbora, por exemplo.

Pode também consumir frutos secos e desidratados, desde que não o faça em excesso. As nozes, as amêndoas, os alperces e as ameixas secas são, a par das passas de uva e e dos figos secos, muito consumidos em tempos idos, opções que deve considerar. Os cereais, o alho, a salsa e o mel são também quatro bons aliados da sua visão.

- Leia de forma adequada

De acordo com o oftalmologista Nuno Campos, se seguir os seguintes conselhos, terá menor  hipótese de sentir cansaço visual:

- Não se aproxime nem se afaste muito do livro.

- Abra bem os olhos.

- Escolha a luz certa. Não deve ser nem pouca nem excessiva, nem muito clara nem muito escura. Quanto mais natural, melhor, mas se não for possível, assegure-se de que está bem distribuída.

- Evite forçar a vista quando a sentir cansada.

- Não fixe o olhar em imagens ou textos desfocados.

- O papel que usa diariamente não deve ser brilhante nem ter texturas.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Nuno Campos (oftalmologista)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.