A rinossinusite aguda não complicada é aquela sem evidência de inflamação fora dos seios perinasais, como envolvimento neurológico, oftalmológico ou de tecidos moles.

A utilização de estudos de imagem nesta patologia está indicada quando existe suspeita de complicação associada, como celulite orbitária, extensão endocraniana (empiema, meningite ou abcesso cerebral) e quando a clínica for dúbia em doentes com fatores de risco ou comorbilidades como diabetes mellitus, imunodepressão ou antecedentes de traumatismo ou cirurgia facial.

Na ausência de sinais de alarme, os estudos de imagem, para além de não contribuírem para a orientação destes doentes, sujeitam-nos a uma dose desnecessária de radiação.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Neurorradiologia da Ordem dos Médicos

Mais informações em: https://ordemdosmedicos.pt/estudos-imagem-doente-rinossinusite-aguda-nao-complicada/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.