Quando o nível de (mau) colesterol no sangue, o chamado LDL, é elevado (inferior a 100 miligramas/decilitro) a probabilidade de vir a sofrer de doença coronária aumenta consideravelmente, como alertam inúmeros estudos nacionais e internacionais. Por isso, cabe-lhe a si tomar algumas atitudes que previnam este cenário. Para reduzir o colesterol e evitar problemas como a obesidade e a diabetes, a Prevenir dá-lhe cinco conselhos.

1. Aposte numa alimentação saudável

Reduza o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e em colesterol, como as carnes vermelhas e os produtos lácteos não desnatados, para além de produtos produzidos industrialmente em larga escala, como é o caso dos bolos, das bolachas, dos cereais açucarados, dos cremes achocolatados para barrar. Ingira mais fruta e vegetais, crus, cozidos ou salteados com pouco azeite.

2. Controle o seu peso

Combata o excesso de peso através de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico, como aconselham os nutricionistas, dietistas e outros médicos. Se conseguir, poderá não só baixar os níveis de mau colesterol, o LDL, como aumentar o bom colesterol, o HDL.

3. Mexa-se 

Tenha uma vida fisicamente ativa. Conte o número de passos por dia através de um pedómetro e estabeleça a meta de 10.000 por dia para se obrigar a caminhar. Numa fase inicial, se não é muito dado ao desporto, comece por estacionar o carro mais longe do destino, percorrendo pequenas extensões a pé para se ir habitando a esta nova rotina. Troque também o elevador pelas escadas.

4. Deixe de fumar

O tabaco diminui os níveis de bom colesterol, mas basta eliminar o vício para reverter este quadro. Apesar de não fácil largar a dependência da nicotina, existem formas de a ir revertendo progressivamente. Se anda a pensar disso, saiba como arranjar forças para deixar de fumar.

5. Respeite a medicação

Os portugueses fazem parte da lista dos que mais mais recorrem à automedicação, um comportamento a evitar. Quando as mudanças de estilo de vida não são suficientes, mantenha-as a par da medicação prescrita pelo seu médico, para garantir o sucesso do tratamento. Este é o conselho dos especialistas que deve procurar adotar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.