Se durante todo o ano já existem preocupações suficientes, pelo menos quando chega o momento das férias gostamos de ativar o modo “não pensar” e simplesmente desfrutar dos dias sem tarefas. Mas existe pelo menos um hábito que com ou sem descanso não pode ficar esquecido: a nossa higiene oral.

Contudo, temos uma boa notícia: graças a este kit de higiene oral que propomos já de seguida, não haverá qualquer tipo de problema em manter os cuidados adequados. Isto significa que na mala de férias só será preciso ocupar um espaço muito pequeno, mas que terá um grande impacto na vida de qualquer um. À partida estes itens já fazem parte das rotinas de qualquer pessoa, por isso também não será necessário comprá-los.

Vamos primeiro aos bens materiais necessários para completar este kit de férias:

  1. Escova de dentes! Seja normal ou elétrica, a escovagem dentária pelo menos duas vezes ao dia é essencial. No caso de optar por uma escova elétrica, partilhamos que esta é sem dúvida mais eficaz na remoção da placa bacteriana e permite um melhor acesso a zonas mais difíceis de escovar;
  2. Para escovar os dentes será sempre necessário a pasta dentífrica. Devemos sempre preferir uma pasta que contenha pelo menos 1450 ppms de flúor. Aproveitamos para voltar a relembrar: depois da escovagem, não devemos bochechar com água, para assim o flúor presente na pasta se manter na cavidade oral;
  3. Muitos não utilizam diariamente, mas o fio dentário é igualmente essencial e deve mesmo ser complementar à escovagem. A fita dentária irá chegar a zonas onde a escova não conseguiu, como é o caso de entre os dentes. Estas são zonas onde existe tendência para acumular alguns alimentos após as refeições, o que vai levar à proliferação de bactérias, dando depois origem à cárie dentária.

E como estamos a falar de férias e de cuidados mais específicos para esta época do ano, partilhamos também mais uma recomendação. Estes dias que se avizinham também são sinónimo de algumas extravagâncias alimentares, tais como a ingestão de refrigerantes e gelados, nomeadamente nos intervalos das refeições. Estes hábitos fazem aumentar o risco de agressão ao esmalte dentário. Desta forma, uma boa alternativa é optar-se por frutas nas horas do lanche ou de snacks: uma alternativa mais amiga da saúde oral e muito mais saudável!

Uma atitude preventiva é sempre a melhor solução. O aconselhado é realizar-se uma consulta de higiene oral pelo menos de 6 em 6 meses.

Um artigo de opinião de Fábio Calvo, Higienista Oral no Instituto de Implantologia.