A pediculose é uma doença cutânea provocada por uma infestação de piolhos no couro cabeludo, um problema que afecta 5 a 15% das crianças em idade escolar, sendo mais comum nas raparigas do que nos rapazes.
Os piolhos são parasitas que medem entre 3 e 4 mm e que se prendem ao cabelo graças aos ganchos que têm nas suas seis patas. Alimentam-se do sangue que extraem através de uma picada que produz comichão e reacção alérgica.
Como se contagia
Através de roupa, gorros, acessórios de cabelo, toalhas, pentes, almofadas ou bonecos de pelúcia que tenham estado em contacto com pessoas com piolhos.
Este parasita faz o ninho na cabeça, pode viver até 30 dias e, nesse tempo, põe mais de 150 ovos (lêndeas) que em três semanas se transformam em piolhos.
Sintomas
Comichão na cabeça e atrás das orelhas, cabelo seco e com falta de brilho.
Como prevenir
É recomendável lavar o cabelo frequentemente, inspeccionar o couro cabeludo semanalmente e não partilhar objectos capilares.
Como tratar
O tratamento da pediculose é feito com recurso a uma loção
insecticida para matar os piolhos e um pente especial para eliminar as
lêndeas. Aplique a loção insecticida em todo o cabelo e deixe-a
actuar entre 2 e 4 horas sem cobrir com uma toalha.
De seguida, lave o
cabelo e enxague-o com água e vinagre (2 partes de água para 1 de
vinagre) para facilitar que as lêndeas se desprendam. Depois, penteie o cabelo com um pente especial e não utilize o secador, já que o calor diminui a eficácia do princípio activo.
Comentários