O jet lag não é uma doença. Trata-se de uma condição que afeta pessoas que cruzam dois ou mais fusos horários num curto espaço de tempo, como acontece no caso dos voos de longo curso.

Também designado de transtorno do jet lag, este problema temporário do sono pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade ou género. No entanto, bebés e crianças correm menores riscos de o sentir, uma vez que os seus padrões de sono estão menos estruturados.

Pessoas com mais de 60 anos são mais suscetíveis a esta condição e qualquer pessoa que tenha tido jet lag no passado está mais sujeita a senti-lo novamente.

Nytol®

Nytol® ajuda a adormecer e a ter uma boa noite de sono. É um medicamento não sujeito a receita médica, de venda exclusiva em farmácia, que ajuda a adormecer mais rápido* e a ter um sono mais longo e profundo.

Nytol® atua de forma rápida* contra as insónias, ajudando a adormecer rapidamente*, a ter uma melhor qualidade de sono e a sentir-se no seu melhor ao acordar.

Com um auxílio comprovado contra problemas de sono, Nytol® deve ser tomado apenas 20 minutos antes de ir dormir e não deve ser excedida a dose máxima de um comprimido em 24 horas.

Porque acontece?

O corpo humano tem um relógio próprio interno - os chamados ritmos circadianos - que regula o ciclo sono-vigília e sinaliza ao organismo quando ficar acordado e quando dormir de acordo com a luz do sol. Este ciclo também tem impacto na maioria das outras funções, como a sensação de fome e os hábitos intestinais.

O jet lag ocorre porque esse relógio interno ainda está sincronizado com o fuso horário original, em vez do fuso horário para onde viajou. Quanto mais fusos horários forem cruzados, maior a probabilidade de ser afetado pelo jet lag.

Alguns estudos mostram que mudanças na pressão da cabine e a diferença de altitude associada a viagens aéreas podem contribuir para alguns sintomas de jet lag.

Os sintomas do jet lag podem variar de pessoa para pessoa. Os sinais mais comuns são: perturbações dos padrões de sono e cansaço. Isto ocorre porque o seu corpo ficará perdido na disparidade entre a hora do dia e a sua necessidade de descansar.

O jet lag pode ainda causar fadiga diurna, mal-estar geral, dificuldade em ficar alerta, sono diurno, confusão e problemas gastrointestinais. Outros sintomas incluem perturbações do sono, tonturas, ansiedade, irritabilidade, náuseas e dificuldades de concentração.

Apesar de passageiro, o jet lag pode reduzir significativamente o conforto das suas férias ou viagens de negócios. Felizmente, existem medidas preventivas para o ajudar a minimizar o jet lag.

O que fazer?

  • Limite as situações que lhe podem causar stress antes, durante e depois da viagem;
  • Altere a sua rotina de sono em uma ou duas horas antes da viagem, para o ajudar a preparar-se para um novo padrão de sono;
  • Hidrate-se bem durante todo o percurso de viagem;
  • Evite bebidas alcoólicas e cafeína durante a viagem;
  • Mantenha-se ativo, alongando os músculos e caminhando pela cabine;
  • Tente dormir se for noite no seu destino;
  • Use máscara para os olhos e tampões para os ouvidos se isso o ajudar a dormir;
  • Faça refeições ligeiras.

Se planeia uma viagem ao estrangeiro, considere estas recomendações para evitar os sintomas desconfortáveis do jet lag.

Se é um viajante frequente e luta continuamente contra o jet lag, pode beneficiar se consultar um especialista em sono.

Nytcalm® é um suplemento alimentar. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. Manter fora da vista e do alcance das crianças. O efeito é obtido com a toma de um ou dois comprimidos com água antes de ir para a cama ou um comprimido uma ou duas vezes por dia. Não exceder a toma recomendada. O consumo de Nytcalm® não é recomendado em caso de alergias a qualquer um dos ingredientes, em crianças com idade inferior a 12 anos, em grávidas ou mães em período de aleitamento. Para mais informações consultar a rotulagem.

Nytol Noite 50 mg Comprimidos (Cloridrato de Difenidramina) é um medicamento não sujeito a receita médica e é utilizado para aliviar dificuldades temporárias do sono. Não tome este medicamento se estiver grávida, a amamentar ou se for alérgico a qualquer um dos componentes. Não tome se tem uma obstrução no estômago ou intestino, feocromocitoma, um problema com o prolongamento do intervalo QT, se tem ou teve uma doença cardiovascular ou frequência cardíaca muito baixa, níveis baixos de sal no corpo, se estiver a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou medicamentos que possam afetar o ritmo cardíaco, se tem história familiar de morte cardíaca súbita. Fale com o seu médico ou farmacêutico antes se tem asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crónica, glaucoma de ângulo aberto, próstata alargada, retenção urinária, doença hepática ou renal moderada a grave, fraqueza muscular, epilepsia ou convulsões ou se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Não tome outros anti-histamínicos. Não conduza nem utilize máquinas sob o efeito deste medicamento. Não administrar mais do que 7 dias seguidos nem a menores de 18 anos, exceto se indicado pelo médico. Procure aconselhamento médico se a insónia persistir. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Leia cuidadosamente as informações constantes na embalagem e no folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

“Ação rápida” Nagai, T. A Clinical Pharmacological Study to Evaluate the Sedative Effects of the Antihistaminic Drug, Diphenhydramine Hydrochloride (Drewell (R)):Objective Evaluation of the Sedative Effects by Analysis of Saccadic Eye Movement. Jpn J Clin Pharmacol Ther 37(1)Jan 2006

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.