O chá é um dos aliados eficazes no que diz respeito a perder de peso de forma sustentada, podendo mesmo funcionar como um autêntico tratamento adelgaçante que associa os benefícios desta bebida, que ajuda a queimar gorduras e evita que estas se acumulem, a uma alimentação equilibrada. As últimas investigações confirmam que contém uma substância chamada catecol, capaz de potenciar a termogénese no organismo.

Para além de aumentar o gasto calórico durante a digestão, também tem a vantagem de evitar que as lipases, enzimas que actuam sobre os lípidos, façam a digestão das gorduras, impedindo-as de serem assimiladas na sua totalidade. Por um lado, esta bebida, muito apreciada pelos portugueses, ajuda a queimar os depósitos de gordura e, por outro, impede que o nosso corpo acumule mais gordura, ao evitar a sua absorção.

O chá enquanto aliado de uma dieta saudável

Todas a variedades do chá, que são muitas, ajudam a emagrecer. Para além de conter zero calorias, se for ingerido sem açúcar nem leite, ajuda a manter o peso sob controlo, devido a uma série de razões:

- É saciante, pelo que combate a ânsia de comer entre refeições.

- É diurético e, ao mesmo, garante um adequado fornecimento de líquidos.

- É um estimulante ligeiro, que ajuda a combater o cansaço, e um antídoto totalmente natural contra o mau humor (um problema habitual quando se está de dieta).

Para além disso, o chá, uma das bebidas preferidas dos portugueses, proporciona uma série de benefícios adicionais para a saúde:

- O seu princípio estimulante é a L-teanina, que não é tão agressiva para o nosso sistema nervoso como a cafeína, mas ajuda a manter a pessoa em alerta.

- É rico catequinas, um grupo de polifenóis com uma poderosa capacidade antioxidante que ajuda a proteger as células e os órgãos vitais do efeito nocivo dos radicais livres e a reduzir alguns factores de risco associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

- Possui ainda outros compostos antioxidantes, os flavonóides, que, para além da protecção do organismo contra processos degenerativos, são essenciais para a absorção e metabolismo da vitamina C.

- É rico em vitaminas K, B1, B2 e C, com reconhecidas propriedades antioxidante e de protecção do sistema imunitário.

- Fornece fluoruro, um composto que ajuda o organismo a obter o flúor de que necessita.

Verde ou vermelho? Os dois!

Todos os benefícios do chá
Todos os benefícios do chá
Ver artigo

Os dois são bons, saudáveis e eficazes no que diz respeito a emagrecer. Cada um tem os seus benefícios, por isso o melhor é combiná-los. Evidentemente, de nada serve a sua acção queima-gorduras se não for acompanhada de uma dieta baixa em calorias e de algum exercício. A combinação destas variáveis poderá fazer perder mais de um quilo por semana e até cinco quilos num mês. Uma vez alcançado o peso ideal, poderá mantê-lo indefinidamente, se continuar a beber chá e adoptar um estilo de vida saudável.

A dieta do chá no dia a dia

Este é o plano semanal, validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, que deve procurar seguir:

Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.
Almoço: 2 postas de pescada grelhadas + alcachofras grelhadas ou outra verdura (com 2 colheres de azeite) + 2 colheres de sopa de arroz + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.
Jantar: 1 prato de feijão verde cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + 1 lata de atum ao natural + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.

Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas Maria ou torrada.
Almoço: 2 postas de peixe branco cozido (com uma colher de azeite) + 1 lata de espargos brancos ou verdes + 1 batata pequena + 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e 1 ovo cozido (com uma colher de azeite e limão) + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.

Quarta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral ou 3 colh. de sopa de cereais + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas.
Almoço: Peixe no forno (com uma colher de azeite) + espargos (com uma colher de maionese light) + 2 batatas assadas+ 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com fiambre de frango.
Jantar: Creme de courgete + tortilha com 1 ovo (com uma colher de azeite) + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.

Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 quivi + queijo fresco + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas de pão de mistura.
Almoço: 1 bife de frango grelhado + feijão verde cozido (com uma colher de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de arroz de cenoura + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e espargos (com uma colher de azeite e limão) + 1 maçã e 1 pêra + 1 chávena de chá vermelho.

Sexta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas tipo Maria ou torrada.
Almoço: 1 bife de vitela grelhado + salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 2 colheres de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de massa + 1 pêssego e 1 maçã + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.
Jantar: Lombo de bacalhau cozido (ou outro peixe) + pimentos assados ou outras verduras (com uma colher de azeite e vinagre) + 1 quivi + 1 chávena de chá vermelho.

Sábado

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.
Almoço: Salada mista com ovo cozido, 1 lata de atum ao natural, alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + queijo fresco magro + 1 colh. de sopa de arroz branco + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.
Jantar: Peixe branco cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + beringelas grelhadas (ou qualquer outra verdura) + 1 taça de morangos ou 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.

Domingo

Pequeno-almoço: 1 chávena de chá vermelho + 1 fatia de pão integral + 1 quivi + 1 iogurte natural magro.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 1 fatia de pão de mistura (fininha).
Almoço: 1 porção de mexilhões com limão (ou qualquer outro peixe) + feijão verde cozido (com 1 colher de azeite) + 2 fatias de pão torrado + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e limão) + 1 tortilha de cogumelos + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.

Todos os dias

Inicie o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes sem batata, sem massa e sem arroz. Faça uma ceia, que pode ser um iogurte magro ou uma peça de fruta ou um copo de leite magro com uma tosta ou duas bolachas tipo Maria ou torrada. Regras para a dieta funcionar:

- Não deve seguir a dieta durante mais de um mês, mas pode repeti-la quando quiser, desde que faça uma pausa de três dias a uma semana entre ciclos de dieta.

- Beba, no mínimo, um litro e meio de água por dia.

- Tome três chávenas de chá por dia, sem leite nem açúcar (pode substituir por adoçante sem calorias). Após perder o peso desejado, reduza a quantidade diária para três chávenas.

- Combine as infusões de chá verde e vermelho. Para completar as 5 chávenas por dia, termine o almoço e o jantar com chá, reservando o vermelho para estas ocasiões.

- O exercício moderado é o melhor aliado para ajudar a emagrecer. Caminhe uma hora todos os dias.

- Coma devagar e beba lentamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.