O coração tem uma importante missão, a de assegurar a circulação sanguínea em todo o organismo. Mas nem sempre cuidamos dele da forma como merece, como mostram as taxas de incidência de doenças coronárias. Infelizmente, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal. Entre outras estratégias, uma forma de se proteger deste tipo de patologia é adoptar uma alimentação saudável e equilibrada.

Existem alimentos que, pelas suas características nutricionais, são particularmente benéficos para a saúde cardiovascular. Encontre-os já de seguida e inclua-os na sua alimentação.

3 aliados do seu coração

Deve privilegiar, no seu quotidiano, alimentos que incluam estas três substâncias:

1. Vitamina C

Previne a oxidação das gorduras responsáveis pela formação de placas nas artérias. Para a adquirir, coma brócolos, citrinos e quivis.

2. Vitamina E

Favorece a circulação sanguínea. Está presente em óleos de frutos e sementes, na gema de ovo e no gérmen de cereais.

3. Ómega-3

Protegem-nos da aterosclerose ao impedir a obstrução das artérias. Segundo Maria Paes de Vasconcelos, nutricionista, "baixam os níveis de triglicéridos e reduzem a incidência de aterosclerose quando substituem as gorduras saturadas. Também é perigoso ingerir lípidos insaturados abundantemente. O objetivo é comer sempre uma quantidade moderada de gorduras", refere. Ingira-o no salmão, na cavalinha e nas sardinhas.

Os alimentos-estrela que tem de incluir na sua alimentação

De acordo com esta especialista, deve privilegiar-se a ingestão de alimentos antioxidantes para evitar a aterosclerose. Por exemplo, gorduras vegetais com vitamina E e frutas e vegetais ricos em vitamina C e azeite, o único alimento reconhecido como capaz de subir os níveis de colesterol HDL (o chamado bom colesterol), além de peixes gordos ricos em ómega-3, como o carapau, a sardinha e o salmão.

Para além disso, inclua, também, na sua alimentação estes cinco alimentos:

1. Brócolos

O seu elevadíssimo conteúdo de vitamina C e potássio previne algumas cardiopatias.

2. Chocolate

Os seus polifenóis liquidificam o sangue, pelo que diminuem o risco de trombos, coágulos de sangue que se formam nos vasos e que provocam trombose.

3. Alho

Muito usado na gastronomia portuguesa, promove a circulação sanguínea e reduz os níveis de colesterol.

4. Tomate

O seu elevado conteúdo de licopeno combate a aterosclerose.

5. Uvas

São ricas em polifenóis pelo que ajudam a reduzir as cardiopatias.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Maria Paes de Vasconcelos (nutricionista)

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