Além de prevenir infeções urinárias, o tomate também combate o cancro da bexiga, o do estômago e o dos intestinos. Os benefícios deste fruto que os portugueses tanto apreciam não se ficam, no entanto, por aqui. Rico em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitamina B6, além de magnésio, manganésio, fósforo e potássio, este alimento também reduz a hipertensão, melhora a qualidade da epiderme e favorece a saúde da próstata.

Os benefícios do tomate redondo

A cada tipo de tomate a sua propriedade. Este tipo de tomate é mais rentável para a indústria alimentar na produção de alimentos derivados, como polpas, ketchup ou conservas, pois os seus valores de sólidos solúveis são mais concentrados.

Os benefícios do tomate-chucha

É o que apresenta maior riqueza em compostos com acção antioxidante, nomeadamente os compostos fenólicos, como os ácidos fenólicos e flavonóides. E, por isso, com melhores resultados no combate ao envelhecimento celular.

Os benefícios do tomate-cereja e do tomate em rama

Estes tomates caracterizam-se como os mais seguros, não tendo apresentado contaminação microbiana de nenhum microrganismo estudado, Escherichia coli, mesófilos, coliformes, bolores e leveduras, num estudo levado a cabo em Portugal.

Os (muitos) benefícios do tomate

O que apurou um estudo português

As características antioxidantes do tomate têm reflexos positivos na saúde. Esta foi uma das conclusões de um estudo levado a cabo, há uns anos, por investigadores da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU). Durante um mês, alunas do Instituto Politécnico de Saúde do Norte formaram uma amostra aleatória e experimental para a ingestão de um tomate por dia.

Em consequência dessa ingestão, os níveis de triglicéridos e colesterol baixaram significativamente, apresentando uma correlação proporcional com a diminuição de peso. De acordo com Ana Vinha, responsável pela investigação, "provou-se a importância da mentalização social, cultural e económica para o aumento do consumo deste fruto", afirmou, na altura, a especialista.

A explicação é simples. "Uma vez que a sua composição é rica em agentes antioxidantes, promove o decréscimo de radicais livres no sangue que, em elevadas quantidades, são prejudiciais para a saúde", esclareceu ainda. A ingestão de tomate garante uma acção protetora contra os radicais livres que pode atingir os 70%. A ingestão regular de sumo deste fruto também tem sido enaltecida internacionalmente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.