Uma coisa é certa, uma das resoluções de novo ano de muitos portugueses, entre outras, passa por perder peso, sendo que a maioria tenta fazê-lo sozinho e muitas vezes sem grande noção de como o fazer. É importante que se perceba que muitas dietas podem ajudar a atingir objetivos imediatos, mas não são esses os resultados desejados e, o que muitos não sabem, é que isto acarreta também riscos para a saúde.

É fundamental que não se tenha pressa, pois, o seu organismo criou uma habituação ao peso e, por isso, é natural que não veja resultados em poucas semanas.

O facto de muitas dietas serem deficientes em nutrientes vitais afeta a saúde em geral, aumentando a probabilidade de desenvolver algumas doenças como o cancro, doenças cardíacas ou a osteoporose, pelo que o mais importante não é apenas perder peso, mas sim fazê-lo bem e de forma segura.

Além disso, o que se pretende é ter uma perda de peso eficaz ao mesmo tempo que se adquire um estilo de vida saudável e isso, não passa apenas por fazer dieta. Uma das chaves de sucesso para emagrecer, passa por identificar os hábitos que nos fazem engordar e combatê-los.

É importante focarmo-nos numa meta realista e encarar este processo como uma mudança de hábitos. O ideal é adquirir novas rotinas saudáveis que incluam a prática de exercício físico diário e a reaprendizagem de novos hábitos alimentares, por isso, a solução passa por fazer um tratamento de perda de peso com um acompanhamento transversal de profissionais, ou seja, médicos, nutricionistas, coachs e personal trainers. Só assim o trabalho será feito num todo e de forma integrada.

Algumas dicas que deixo e que devem ser tidas em conta passam pelo consumo de proteínas, pois a ingestão destes nutrientes, ajuda a manter a massa muscular, bem como a realização de exercícios de força com pesos. Uma vez alcançado o peso ideal e um corpo saudável é importante não abandonar o exercício físico, uma vez que este é um dos pontos-chave para a manutenção do peso, bem como dar continuidade aos novos hábitos alimentares adquiridos, que devem ser considerados como uma aprendizagem para o resto da vida.

Como tal, sugiro que este ano não tenha como resolução a perda de peso, mas sim a adoção de um estilo de vida saudável.

Um artigo do médico João Freitas, formado em Medicina Estética e Anti-Envelhecimento, e prescritor da PronoKal.