Existe um poder especial no nome TREK – há quem lhe chame espírito de aventura e quem considere que é a promessa de grandeza no horizonte. Em 1975, num celeiro situado no sul do Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, uma dupla de visionários decidiu tentar mudar mentalidades: nem todas as grandes bicicletas têm de ser produzidas na Europa. Embora a competição esteja enraizada na cultura da marca, a TREK é também uma marca quotidiana. E o mundo precisa hoje, mais do que nunca, da bicicleta. Os valores de sustentabilidade e responsabilidade ecológica são uma das principais preocupações da marca. Para a TREK, “a bicicleta é uma solução simples para muitos dos problemas mais complexos do mundo”, tais como as alterações climáticas, o congestionamento do trânsito e a mobilidade urbana.

Ao contrário da maioria das bicicletas elétricas existentes no mercado, a FX+ é um modelo leve e acessível a todo o tipo de ciclistas, que permite circular com facilidade em qualquer percurso urbano, seja em deslocações para o trabalho ou em lazer, como um passeio em família por uma marginal ribeirinha. Este modelo permite ainda transportar os essenciais para um dia de trabalho, graças ao seu porta-bagagens traseiro, acessório que vem incluído juntamente com luzes e guarda-lamas, para uma viagem segura.

Para os que procuram uma opção urbana preparada para uma boa aventura no meio da natureza, a TREK desenvolveu o modelo Dual Sport+, uma bicicleta elétrica desenhada para circular com facilidade em piso pavimentado ou em trilhos ligeiros. Graças aos pneus mais largos e estáveis do que uma bicicleta convencional, a passagem de um piso alcatroado para um trilho no meio da serra não será um problema.

"A TREK está no caminho para construir um mundo melhor, mantendo-se fiel às suas origens e heranças, sendo a única marca internacional de bicicletas que ainda pertence à família fundadora. O quartel-general da TREK localiza-se, ainda hoje, muito perto do local onde foi inicialmente criada, a pouco mais de 1,5Km acima do celeiro original, sendo que cada bicicleta produzida continua a ser um testemunho dos princípios fundadores da TREK", informa a marca em comunicado.

Os materiais usados são sustentáveis?

A sustentabilidade é uma das grandes preocupações da Trek. Fomos a primeira empresa na indústria das bicicletas a apresentar o nosso próprio relatório de sustentabilidade e, apesar da sua importância, consideramos que não devemos ficar por aqui. Neste relatório é possível conhecer as 10 medidas que implementámos para a redução da nossa pegada e, brevemente, teremos uma atualização sobre este relatório.

Já chegaram as bibicletas estilosas que o vão ajudar a percorrer a cidade das sete colinas
Já chegaram as bibicletas estilosas que o vão ajudar a percorrer a cidade das sete colinas

A manutenção destas bicicletas também é amiga do ambiente?

No geral, a manutenção de uma bicicleta é inquestionavelmente mais amiga do ambiente do que outro qualquer meio de transporte a motor. Para além disso, hoje em dia já existem uma grande quantidade de produtos de manutenção amigos do ambiente e que reduzem impacto ambiental na utilização diária da bicicleta.

A Trek tem também implementado várias medidas que visam diminuir este impacto, como é exemplo o programa de reciclagem de pneus que dão uma segunda vida a estes materiais. Este é um programa que está disponível nas lojas que são propriedade da Trek, como é o caso de Espanha (em Portugal ainda não existem lojas Trek). Mas não é só na manutenção das bicicletas que podemos ver a nossa preocupação com o ambiente. São vários os produtos Trek que são construídos a partir de materiais reciclados (mais informações).

Qual o perfil do ciclista lisboeta?

Nas últimas décadas a maioria dos ciclistas em Portugal estava relacionado com os modelos de bicicletas para estrada ou BTT. Grande parte das pessoas que se dirigiam a uma loja de bicicletas tinha interesse nestas áreas do ciclismo e numa prática lúdica e/ou competitiva. No entanto, e ao longo da última década, em especial nas maiores cidades, tem crescido a procura por modelos urbanos que tanto possam ajudar na mobilidade diária como nos tempos de lazer. O crescimento da oferta de modelos elétricos veio ajudar o acesso à utilização da bicicleta por novos utilizadores e, claro está, o período de pandemia estimulou a procura pela bicicleta.

Pode dar-nos cinco motivos para escolher uma bicicleta TREK?

A escolha de uma bicicleta Trek está, desde logo, assente na qualidade e fiabilidade de construção dos produtos que disponibilizamos. Para além disso, somos uma marca reconhecidamente inovadora e que aposta no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Apresentamos uma oferta ampla de bicicletas, equipamento e acessórios que respondem a qualquer tipo de ciclista. Temos uma rede de distribuidores locais em todo o território nacional e em todo o mundo que garantem a proximidade e apoio técnico aos nossos clientes. E por fim, a nossa missão não termina com a venda de bicicletas: os nossos produtos estão abrangidos por políticas de garantias para que um ciclista possa usufruir da sua compra ao máximo e acreditamos que a nossa missão é mais do que a venda dos nossos produtos.