A psicologia fala de 5 fatores de personalidade (modelo Big Five – estrutura básica por de trás de todos os outros traços de personalidade):

  1. Extroversão: As pessoas que se inserem nesta categoria gostam de estar com pessoas e têm bastante energia. Sendo virados para a ação, por norma, ouve-se mais vezes um “sim” como resposta do que um “não” quando se propõe algo a estes. Desta maneira, como costumam estar mais tempo fora de casa, comem muitos doces e salgados, tendo um gosto por petiscos, carne e uma boa bebida. São indivíduos faladores e chamam a atenção para si.

Veja a receita que escolhemos para a “Extroversão": Peito de pato com vinho do Porto.

  1. Abertura para a experiência: Se não é grande fã de carnes vermelhas e prefere uma alimentação mais à base de peixes e legumes, tendo uma dieta mediterrânea, então esta é a categoria em que provavelmente se insere. Bastante criativas, estas são as pessoas que apreciam a arte, sendo curiosas pelo mundo e sensíveis à beleza. Prestam mais atenção aos sentimentos e costumam ter opiniões nada convencionais.

Veja a receita que escolhemos para a “Abertura para a experiência”: Açorda de gambas.

  1. Neuroticismo: Quem tem um grau elevado de neuroticismo ou instabilidade emocional usa a comida para lidar com as emoções, ou seja, exerce uma alimentação, por vezes, não muito saudável, consistindo de alimentos doces e salgados (como gelados ou pizza). Só fazem dieta quando precisam. Com a tendência a interpretar situações normais como ameaçadoras, estas pessoas são bastante vulneráveis ao stress. Não têm muitos sentimentos positivos.

Veja a receita que escolhemos para o “Neuroticismo”: Cheesecake de bolacha negra.

  1. Amabilidade: Nesta categoria encaixam-se aqueles que se preocupam com uma boa relação com os outros e com a harmonia social. Têm uma visão otimista da natureza humana e acreditam nas pessoas, sendo considerados bastante amigáveis. São pessoas que estão dispostas a fazer compromissos. Desta maneira, segundo pesquisas, apenas verificou-se que estas são menos propensas a consumir carne.

Veja a receita que escolhemos para a “Amabilidade”: Peito de frango salteado com legumes.

  1. Escrupulosidade: Com a preferência de ter tudo planeado do que a improvisar, as pessoas nesta categoria têm tendência para a autodisciplina e cumprir objetivos. Gostam de ter tudo controlado. Assim sendo, estão mais propensos a investigar mais sobre os alimentos, rejeitando aqueles que fazem mal à saúde. Preferem frutas e legumes no lugar de doces, evitando também a carne.

Veja a receita que escolhemos para a “Escrupulosidade”: Salada de fruta com iogurte e aveia tostada.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.