Em destaque

Tostas de batata-doce de duas formas

Esta é aquela alternativa perfeita para quem não gosta ou não se dá bem com pão ou glúten. É muito fácil de fazer e mais versátil do que imagina. Não serve só de pequeno-almoço, mas também de refeição principal, barrada com húmus e com tofu por cima, por exemplo. Uma sugestão retirada do livro "Vegetariano nas Quatro Estações".

Ingredientes

Batata-doce 2 fatias

Versão doce

Manteiga de amêndoa 2 colheres de chá
Mirtilos frescos 30 g
Sementes de cânhamo descascadas 1 colher de chá

Versão salgado

Abacate 1/2
Cogumelos shiitake 50 g
Azeite
 1 colher de chá
Sumo de limão usar q.b.
Sal e pimenta-preta usar a gosto

Preparação

Corte duas fatias de batata-doce na longitudinal, de forma a ficar com uma maior área de superfície.

Coloque as fatias numa tostadeira (se não for antiaderente, pincele com um pouco de azeite) e deixe tostar por cerca de quatro a cinco minutos, até o exterior ficar ligeiramente mais seco/tostado, e a batata mais maleável.

Entretanto, corte os cogumelos em fatias e cozinhe numa frigideira antiaderente em lume médio-forte com o azeite, até alourar. Tempere apenas no final.

Retire a batata, coloque num prato, e barre uma das fatias com a manteiga de amêndoa e a outra com o abacate esmagado e temperado com o sumo de limão, sal e pimenta.

Acrescente os mirtilos e as sementes de cânhamo à fatia com manteiga de amêndoa, bem como os cogumelos à do abacate, e sirva.

Nota: pode fazer esta receita em qualquer outra altura do ano e com toppings variados. Também fica maravilhoso com manteiga de amendoim, banana e canela, ou húmus, pepino e rúcula, por exemplo. Use a sua criatividade, respeitando sempre os produtos da época.

Esta receita é parte integrante do livro “Vegetariano nas Quatro Estações” (edição Manuscrito)

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque