Em destaque

Tomates recheados com ovo e queijo

Deliciosa, nutritiva e original, esta especialidade, que é perfeita para acompanhar uma salada de alface e/ou rúcula ou um bife grelhado, é uma forma saudável de saborear um fruto que muitos pensam ser um legume.

Ingredientes

Tomates 4
Alho 1 dente
Ovos 4
Concentrado de tomate 2 colheres de café
Natas líquidas light 2 colheres de sopa
Cebolinho 1 pé
Queijo parmesão ralado 1 colher de sopa
Azeite 2 colheres de sopa
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Retire o pé dos tomates e esvazie-os de grande parte da sua polpa, com ajuda de uma colher, com o cuidado de não os perfurar, obrigando-os a manter a forma. Tempere-os com sal por dentro e vire-os ao contrário durante cerca de meia hora para que soltem a água. Passado esse tempo, vire-os novamente e reserve.

2. Pele e pique os alhos muito finamente e distribua-os pelo interior dos tomates. Parta um ovo para dentro de um recipiente, tentando guardar cerca de metade da clara, que depois transfere para um recipiente.

3. Disponha os tomates numa travessa refratária, previamente untada com azeite, mantendo-os uns centímetros afastados para que não se peguem. Polvilhe-os com pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 15 minutos, até ficarem cozinhados mas fofos.

4. Entretanto, misture as natas com o concentrado de tomate e as claras de ovo reservadas anteriormente, já batidas em castelo. Verta tudo sobre os ovos no interior do tomate. Distribua, depois, o parmesão ralado sobre o recheio e leve um pouco mais ao forno até dourar o queijo.

5. Passe o cebolinho por água fria corrente e pique-o finamente com uma faca. Reserve. Retire os tomates recheados do forno e polvilhe-os com cebolinho picado. Sirva de imediato.

Dicas

Corte 150 gramas de salmão fumado em tiras e introduza-as no interior dos tomates antes de adicionar o queijo parmesão. Se preferir, pode utilizar 150 gramas de gambas descascadas cortadas em pequenos pedaços.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.