com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Tarte de batata-doce e frutos secos

A batata-doce é uma excelente base para doces e sobremesas. Esta tarte, ainda com sabor a festas, junta a batata e os frutos secos

Ingredientes

Massa

Farinha (fina para bolos) 150 g
Manteiga sem sal (à temperatura ambiente) 50 g
Ovo (tam. L) 1 unidade
Sal uma pitada
Açucar em pó 50 g

Recheio

Batatas-doces 650 g
Sal uma pitada
Açúcar Amarelo 150 g
Miolo de amêndoa 50 g
Miolo de Noz 50 g
Maisena 1 colher de sopa
Ovos (tam. L) 3 unidade
Amêndoa laminada 30 g
Canela adicionar q.b.
Manteiga Sem Sal 50 g

Preparação

Massa

Numa taça grande, misturar a farinha, o açúcar em pó e o sal. Abrir um buraco no meio desta mistura e colocar o ovo batido e a manteiga, envolver com a ponta dos dedos até formar uma massa.

No início a massa cola-se aos dedos, deverá continuar a envolver até que a massa comece a desprender. Formar uma bola com a massa, tapar com um pano uma mantinha e deixar repousar durante 30 minutos.

Colocar a bola de massa entre duas folhas de papel vegetal e estendê-la até obter um círculo do tamanho da forma a usar. Retirar a folha de papel superior e manter a debaixo. Transferir a massa para a forma com o papel vegetal e ajeitar a massa nos rebordos.

Recheio

Lavar muito bem as batatas-doces, colocá-las num tacho, cobrir com água, temperar com uma pitada de sal e levar ao lume para cozer. Deixar cozer até as batatas estarem bem macias. Retirar as batatas do tacho e deixar arrefecer ligeiramente.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Entretanto, triturar o miolo de amêndoa e de noz até obter um granulado bem fino. Misturar este preparado com a maisena e reservar.

Retirar a pele das batatas e cortá-las em bocados grandes. Colocar as batatas num robot de cozinha e triturar muito bem. Juntar o açúcar amarelo e a manteiga, triturar novamente. Adicionar os miolos de amêndoa e noz, voltando a triturar mais uns segundos. Por fim, adicionar os ovos e triturar mais uns segundos até obter uma massa bem homogénea. Se necessário, entre adições, raspar as paredes do copo do robot de forma a envolver a massa retida.

Montagem

Verter o recheio sobre a massa previamente preparada e alisar a superfície para que esta fique uniforme. Espalhar a amêndoa laminada sobre o recheio. Cortar o excedentes de massa nos rebordos. Levar ao forno durante cerca de 40 minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó e canela antes de servir (eu esqueci-me desta parte antes de fotografar...).

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.