Em destaque

Sushi de pepino e carapau

Uma receita de inspiração nipónica desenvolvida pela Fileira do Pescado em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Experimente já!

Ingredientes

Arroz para sushi 180 g
Carapau 400 g
Alga nori 5 folhas
Pepino 140 g
Molho de soja 100 g
Vinagre de arroz 4 colheres de sopa
Açúcar 2 colheres de sopa
Saquê 2 colheres de sopa
Sal 1 pitada

Preparação

1. Lave bem o arroz, em várias águas, até que água resultante fique translúcida.

2. Coloque o arroz num tacho com a mesma quantidade de água (se usar duas chávenas de arroz, deverá adicionar duas chávenas de água) e uma folha de alga. Quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo, tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos.

3. Desligue o lume e espere mais 10 minutos, sem levantar a tampa do tacho. Passado esse tempo, passe o arroz para um tabuleiro e espere que amorne.

4. Quando o arroz estiver morno, tempere-o com o vinagre de arroz, o saquê, o açúcar e o sal e reserve.

5. Cubra uma esteira de sushi com película aderente e coloque, por cima, à medida das suas necessidades, as restantes algasPe. De seguida cubra-a com arroz, molhando de vez em quando os dedos em água fria para que o arroz não grude nas mãos. Deixe cerca de dois centímetros da alga sem arroz, na aresta oposta àquela em que começará a enrolar o rolo. A seguir ao arroz, coloque o carapau e o pepino cortados em tiras longas e enrole, fazendo pressão para que o role se molde.

6. Molhe uma faca em água para cortar o rolo em pequenos pedaços. Sirva o sushi de pepino e carapau com wasabi e molho de soja.

Dicas

Substitua o carapau por salmão fumado e o pepino por abacate. Esta receita, de fácil confeção, é proposta pela a Fileira do Pescado, uma entidade que pretende promover e valorizar a qualidade e a sustentabilidade do pescado consumido em Portugal, assumindo-se como um interlocutor privilegiado com as diversas instituições e com o consumidor.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.