com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Pescada confitada com amêijoas à Bulhão Pato

Uma receita do chef Luís Figueiredo, profissional da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, repleta do sabor e da frescura que só o melhor do mar tem para oferecer

Ingredientes

Pescada de anzol 800 gr
Amêijoas pretas frescas 200 gr
Broa de milho em fatias 100 gr
Batatas médias 600 gr
Tomate-cereja 200 gr
Azeitona preta descaroçada 80 gr
Alho 2 dentes
Azeite extra-virgem 3 dl
Vinho branco de boa qualidade 2 colheres (sopa)
Tomilho 1 colher de chá
Pimenta em grão moída na hora 1 colher de chá
Coentros picados finamente 2 colheres de chá
Flor de sal 1 colher de chá

Preparação

1. Elimine as espinhas e a pele à pescada e corte-a em nacos. Coloque num tabuleiro, junte dois alhos esmagados com a casca, o tomilho e os grãos de pimenta. Adicione 2 dl do azeite e leve ao forno, a 120º C, durante cerca de 10 minutos.

2. Coza as batatas com casca e pele. Depois de cozidas, esmague-as. Pele os tomates-cereja, elimine as sementes e corte em cubos. Salteie o tomate num pouco do restante azeite e envolva a batata e as azeitonas picadas. Rectifique os temperos.

3. Corte a broa em fatias, rejeite a côdea e torre com um fio do restante azeite e flor de sal. Reserve. Entretanto, aqueça o resto do azeite, adicione o restante alho picado e o vinho branco.

4. Junte as amêijoas ao preparado anterior, deixe abrir e salpique com coentros. Retire o miolo de amêijoa e reserve. Coloque o molho das amêijoas num copo e passe com a varinha mágica até obter uma espuma. Coloque a esmagada no prato com a pescada e a broa por cima e as amêijoas e a espuma à Bulhão Pato à volta. Sirva de imediato.

Dicas

Substitua as ameijoas por berbigão e as azeitonas por cogumelos lâminados. Esta receita, de fácil confeção, é proposta pela a Fileira do Pescado, uma entidade que pretende promover e valorizar a qualidade e a sustentabilidade do pescado consumido em Portugal, assumindo-se como um interlocutor privilegiado com as diversas instituições e com o consumidor.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.