"Quando assado, o grão transforma-se numa pepita deliciosa, crocante e com sabor a frutos secos. Por outro lado, assar o tomate intensifica o seu sabor adocicado. Uma combinação sensacional". As palavras são de Matt Pritchard, autor do livro "Dirty Vegan" de onde retirámos esta receita.
Mistura de tomate-cereja e tomate-chucha bebé, cortados em quartos
350 g
Azeite
usar a gosto
Grão-de-bico enlatado
400 g
Cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas
1
Rúcula ou agrião
60 g
Sal e pimenta
usar q.b.
Salsa de folha lisa ou frisada, picada, para guarnecer
um raminho
Molho
Malagueta vermelha, bem picada
1
Dente de alho pequeno, bem picado
1
Vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa
Folhas frescas de orégãos ou tomilho picadas
1 colher de chá
Molho inglês vegan
1 colher de sopa
Paprica fumada
1 colher de chá
Azeite
2 colheres de sopa
Sumo de limão
1 + 1/2 colher de sopa
Pimenta-de-caiena
usar q.b. (opcional)
Sal e pimenta
usar q.b.
Preparação
Pré-aqueça o forno a 150 ºC.
Coloque duas variedades de tomate, com as faces cortadas voltadas para cima, num tabuleiro de forno. Regue com azeite e tempere com sal. Transfira para o forno e deixe assar lentamente durante uma hora, até o tomate começar a ganhar cor nas bordas. Retire do forno e deixe arrefecer.
Aumente a temperatura do forno para 200 ºC. Escorra o grão, coloque-o sobre um pano de cozinha limpo e afague-o para secar tanto quanto possível. Deite num tabuleiro de forno, regue com azeite e tempere generosamente. Disperse o grão de forma que fique bem distribuído numa única camada. Leve a assar durante 20 minutos, mexendo um par de vezes ao longo desse período, até ficar bem dourado – retire do forno se lhe parecer que o grão está a começar a ficar queimado.
Para fazer o molho, misture todos os ingredientes numa tigela grande e tempere a gosto. Polvilhe com um pouco de pimenta-de-caiena se o tempero estiver a precisar de rasgo.
Montar a salada: junte o grão, a cebola e a rúcula ou o agrião à tigela em que preparou o molho e misture bem. Amontoe um pouco de salada num prato de servir e finalize com os tomates assados e uma pitada de salsa. Sirva de imediato, ante que o grão fique empapado.
Esta receita é parte integrante do livro “Dirty Vegan”.