Em destaque

Pizza de funghi e prosciutto nel forno a legna

Quem resiste a uma pizza de massa bem fina, feita com os ingredientes mais frescos do mercado, cozida num forno a lenha?

Ingredientes

Massa

Farinha Fina (Tipo 45) 500 g
Sal Fino uma pitada
Fermento desidratado 7 g
Açúcar Amarelo 1 colher de sobremesa
Azeite 2 colheres de sopa
Água morna 350 ml

Recheio

Queijo Mozzarella ralado 150 g
Cogumelos Frescos 100 g
Fiambre 80 g

Molho de tomate

Dentes de alho 2 unidade
Azeite um fio
Manjericão fresco 2 ramos
Tomate em lata 500 g
Sal e pimenta preta usar q.b.

Preparação

Para a Massa: Peneirar a farinha com o sal. Juntar o açúcar com o azeite e o fermento e diluir tudo bem na água. Adicionar a água aos poucos na farinha amassando bem. Quando estiver bem amassado colocar num recipiente polvilhado com farinha e deixar repousar tapado durante uma hora até a massa duplicar o tamanho.

Para o Molho de Tomate: Colocar a panela ao lume com azeite e os dentes de alho e deixar fritar ate estarem dourados. Adicionar o manjericão e o tomate e com a ajuda de uma colher esmagar tudo bem. Temperar e deixar refugar um pouco. Retirar do lume e passar por um coador esmagando tudo bem. Os alhos e o manjericão irão ficar no coador. Ferver novamente até ter a consistência desejada.

Para Montar a Pizza: Abrir a massa numa superfície polvilhada com farinha. Cobrir a base com o molho de tomate, tendo atenção para não exagerar na quantidade. Dispor o queijo ralado e os restantes ingredientes. Levar ao forno.

Esta receita e foto são da autoria do chefe Miguel Teixeira.

Dicas

Dicas do Chefe: Se utilizar farinha Italiana utilize a Tipo 00, a mais fina de todas. Abra a massa com as mãos no centro para o exterior de forma a que o rebordo foque bem fechado e não seja calcado. Não corte o bordo da pizza, mesmo que não fique circular é preferível não cortar. Para dispor o molho de tomate pode utilizar um pincel para controlar a quantidade. Em forno a lenha cozer a temperaturas que rondem os 400 graus. No forno elétrico de casa sempre na temperatura máxima.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.