com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Peito de peru com cogumelos, castanhas e vinho do Porto

Uma proposta original do chef Bruno Pereira, repleta de sabor, validada pela nutricionista Ana Leonor Perdigão. Saiba quais são os ingredientes necessários para a confecionar e qual o modo de preparação.

Ingredientes

Peito de peru 500 gr
Pá de porco 250 gr
Batatinhas 300 gr
Castanhas 200 gr
Bacon 100 gr
Cogumelos 100 gr
Miolo de noz 40 gr
Miolo de pinhão 40 gr
Amêndoa sem pele 40 gr
Vinho do Porto 1 dl
Couve portuguesa 500 gr
Alho seco 30 gr
Ovos 2 grandes
Azeite 2,5 dl
Cebolinho 30 gr
Tomilho-limão 10 gr
Limão 1 grande
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Corte o peito de peru em bifes e reserve as aparas. Pique os frutos secos, corte o bacon em pequenos pedaços, limpe os cogumelos com um pano ou papel de cozinha e reserve tudo. Corte a couve portuguesa, lave-a muito bem e descasque as batatinhas.

2. Triture as aparas de peru e a pá de porco e adicione 2,5 centilitros de vinho do Porto e as gemas de ovo. Tempere com sal, pimenta e tomilho-limão e reserve. Espalme os bifes de peru com um martelo de carne e tempere-os com sal e pimenta.

3. Coloque o bife e o recheio numa forma quadrada e feche bem. Enrole os presentes numa película aderente e reserve. Asse as batatas no forno com azeite, sal, pimenta e um dente de alho. Asse as castanhas, descasque-as e reserve-as.

4. Depois de cozer as couves em água temperada de sal, deixe arrefecer, escorra e reserve. Coza a vapor os peitos de peru e reduza o restante vinho do Porto a cerca de um terço. Salteie o bacon e os cogumelos em azeite com alho e adicione as castanhas e as batatinhas.

5. Noutra frigideira, core os peitos com azeite e um dente de alho. Depois de ganharem cor, leve-os ao forno a 160º C, durante cinco minutos e embrulhe-os com duas ou quatro hastes de cebolinho. Numa frigideira com azeite e alho, salteie as couves. Disponha os ingredientes no prato a gosto, regue com a redução de vinho do Porto e decore com hastes de tomilho-limão.

Dicas

Substitua o bacon por fiambre magro e as amêndoas por castanhas-do-brasil. Esta é uma forma original de comer um dos nossos alimentos preferidos, a carne de peru, de forma saudável. A receita que lhe sugerimos contém apenas 638 calorias por porção e leva 60 minutos a ser preparada.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.