Em destaque

Parfait de mirtilos

Uma sobremesa leve, sem açúcar, mas com todo o doce natural do mel e do xarope de agave. Experimente já e surpreenda família e amigos

Ingredientes

Abacate maduro 1 grande
Lima (sumo e raspa) 1 grande
Mirtilos 250 g
Xarope de agave (ou outro adoçante) 120 g
Requeijão 120 g
Mel 120 g
Hortelã 12 folhas

Preparação

Coloque metade dos mirtilos ao lume com 80 g de xarope de agave e cozinhe, durante cerca de 12 minutos, até obter a consistência de uma compota.

Num processador de alimentos, coloque o abacate, o sumo de lima, o requeijão, 100 g de mel e o restante xarope de agave e bata até obter um creme homogéneo.

Envolva a hortelã e divida a mistura em dois, reservando metade num saco de pasteleiro. Junte os mirtilos, já cozinhados e arrefecidos, à outra metade da mistura.

Aqueça o restante mel e mirtilos (reserve uns poucos para enfeitar) e envolva. Divida por quatro copos e faça camadas das misturas de duas cores. Termine com mirtilos frescos para decorar.

Leve o parfait ao frio durante cerca de duas horas. Sirva fresco.

Dicas

Substitua os mirtilos por framboesas ou por amoras e o sumo de lima por sumo de laranja para obter um sabor diferente. Esta receita tem a assinatura de Nuno Queiroz Ribeiro, chef e autor do livro «Prazer de Comer, Prazer de Viver», publicado pela Matéria-Prima Edições.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.