Este prato de origem italiana é sempre um sucesso garantido. A receita que aqui lhe apresentamos tem ainda a vantagem de ser muito versátil, podendo ser facilmente reinventada e até reinterpretada, como vai poder comprovar.
1. Arranje o peixe e coza-o, durante cerca de 10 minutos. Retire-o e, na mesma água, deixe ferver meia cebola, uma folha de louro e a salsa, durante cerca de 15 minutos. Enquanto isso, retire as espinhas do peixe e desfie-o.
2. Retire o caldo do lume e reserve um decilitro para utilização posterior. Pique a restante cebola, o dente de alho e o tomate, sem pele nem sementes.
3. Refogue, no azeite, a cebola picada, o alho e o tomate. Junte a outra folha de louro e o peixe e envolva. Junte os cogumelos, refresque com o vinho e o caldo de peixe e deixe cozinhar, para apurar, durante cerca de 10 minutos.
4. Nesse entretanto, coza a massa da lasanha, durante cinco minutos, em água temperada com sal e um fio de óleo.
5. Forre um tabuleiro retangular com três folhas de lasanha e disponha o preparado de tomate e cogumelos sobre ela. Repita a operação até acabar a massa.
6. Verta, de seguida, o molho bechamel, distribuindo-o uniformemente por cima da lasanha e polvilhe-a, depois, com o queijo ralado. Tempere com pimenta e leve ao forno, a 180º C, até gratinar. Sirva de imediato.
Dicas
Pode aproveitar sobras de peixe cozido ou de peixe assado para confecionar esta receita. Se preferir, também a pode preparar com salmão ou até mesmo com bacalhau cozido. Em vez de folhas de lasanha frescas, pode utilizar folhas de lasanha secas pré-cozidas. No lugar dos cogumelos, pode usar azeitonas pretas descaroçadas cortadas em pedaços.