Em destaque

Folar de carnes explicado pelo chefe de cozinha Fábio Alves

O segredo está na massa que nos pede atenção neste folar caseiro. As carnes ficam por conta do presunto, do salpicão e da linguiça. No final, como nos conta o chefe Fábio Alves, do restaurante Suba, cada minuto de dedicação compensa.

Ingredientes

Farinha 1 kg
Ovos 12
Manteiga 100 g
Banha de Porco 150 g
Azeite 30 g
Fermento de padeiro 30 g
Sal usar q.b.
Aguardente 5 ml
Presunto 300 g
Linguiça 200 g
Salpicão 200 g

Preparação

Colocar os ovos em água morna. Derreter a manteiga e a banha e dissolver o fermento com um pouco de água morna, juntamente com a aguardente.

Num recipiente, colocar a farinha, fazer uma cavidade e adicionar o fermento, a banha e amanteiga.Envolver tudo e, por fim, adicionar os ovos.

Polvilhar uma bancada com farinha e verter aí o preparado.

Amassar e trabalhar a massa de uma forma energética, polvilhando-a com farinha se necessário. Quando a massa já não se agarrar à bancada, nem às mãos, está pronta.

Aquecer o forno a 50 ºC e colocar aí a massa a levedar, tapada com um pano, por hora e meia (o ideal do ponto de levedura é a massa crescer o dobro da forma inicial).

De seguida, dividir a massa em duas partes iguais, esticar com a mão, juntar os enchidos cortados em cubos, enrolara massa, colocar no tabuleiro, e levar ao forno a levedar mais 30minutos.

Posto isto, retirar do forno, pincelar o folar com ovo, e levar ao forno a 180 ºC durante aproximadamente uma hora.

Receita da autoria do chefe de cozinha Fábio Alves do restaurante Suba, do hotel Verride Palácio Santa Catarina.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque