Nutritivo e muito saciante, saiba a quem é recomendado este prato que, apesar de ter um pouco de gordura, é também rico em fibra, em hidratos de carbono e em antioxidantes potentes, como é o caso do licopeno e das vitaminas A e C.
1. Separe as folhas maiores da couve e escalde-as em água a ferver com sal durante um minuto. Escorra e reserve.
2. Descasque a abóbora e a cebola, e tire as sementes aos pimentos. Corte as hortaliças em pedacinhos e salteie-as numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Quando estiverem tenras, acrescente o arroz cozido, misture bem e retire do lume. Pré-aqueça o forno a 150º C.
3. Estenda as folhas de couve que reservou e distribua, por cima, a mistura de arroz e hortaliças. Enrole as folhas de couve sobre o recheio como se fosse um embrulho.
4. Unte uma travessa refratária com azeite e disponha os embrulhos de couve, regando-os com o molho de tomate frito (melhor se for light) e o caldo de legumes.
5. Leve ao forno a 150º C, durante uma hora. Sirva a couve recheada, acompanhada do molho de tomate.
Dicas
Esta receita tanto serve de entrada como de prato principal. Tem um pouco de gordura, mas é rica em fibra, hidratos de carbono e antioxidantes tão potentes como o licopeno e vitaminas A e C. É recomendada para adelgaçar, para a prisão de ventre, na menopausa e para pessoas que sofram de doenças cardiovasculares.