Em destaque

Bolas de Berlim carnavalescas para fazer no forno

Em vez de fritas como as tradicionais, as que aqui lhe propomos são mais saudáveis e nutritivas. Os mais pequenos não vão dar pela diferença. Uma sugestão perfeita para os seus lanches de Carnaval.

Ingredientes

Fermento de padeiro 50 gr
Leite 3,5 dl
Farinha 300 gr
Ovo 1 grande
Gemas 2 grandes
Açucar em pó 100 gr
Manteiga 80 gr
Raspa de limão 1/2 unidade
Essência de baunilha 1 pitada

Preparação

1. Leve um tacho com cerca de dois decilitros de leite ao lume. Quando estiver morno, retire do fogão e dissolva o fermento de padeiro.

2. Adicione 150 gramas de farinha ao leite e misture bem. Junte o ovo e as gemas e amasse até obter uma massa homogénea. Deixe levedar, durante cerca de 30 minutos, num local aquecido, até a massa apresentar bolhas à superfície.

3. Leve o restante leite ao lume. Quando estiver morno, retire de imediato.

4. Junte o açúcar em pó, o leite, a manteiga, a restante farinha, a raspa de limão e a essência de baunilha e amasse bem. Deixe a massa levedar, tapada, até atingir o dobro do volume.

5. Molde pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe-as levedar mais um pouco, cobertas com um pano. Ligue o forno a 190º C.

6. Leve as bolas de Berlim ao forno durante 15 a 20 minutos. Depois de cozidas, deixe-as arrefecer. Sirva-as polvilhadas com açúcar em pó.

Dicas

Se prefere bolas de Berlim recheadas, prepare um creme com 250 ml de leite, 75 g de açúcar, 40 g de farinha, 2 gemas de ovo e um ovo inteiro. Comece por ferver 200 ml de leite. À parte, misture os restantes ingredientes com 50 ml de leite frio. Verta a mistura sobre o leite quente ainda ao lume, sem nunca parar de mexer, até obter um creme espesso. Recheie as bolas de Berlim com este creme apenas depois de frias.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.