com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bacalhau com couve e azeitonas sobre cama de cebola com puré de pimento e grão-de-bico

Existe, no receituário tradicional nacional, mais de mil maneiras de confecionar este peixe que os portugueses tanto apreciam. Uma alternativa às receitas tradicionais para experimentar o quanto antes.

Ingredientes

Lombos de bacalhau demolhados sem espinhas congelados 2
Cebolas 2
Azeite 4 dl
Couve-portuguesa 3 folhas grandes
Sal 1 pitada
Alho 1 dente
Azeitonas pretas 6
Pimento vermelho 1 grande
Grão-de-bico cozido 150 gr

Preparação

1. Descongele os lombos de bacalhau. Lamine, finamente, uma cebola em rodelas. Distribua-a por uma assadeira por cima de 2,5 dl de azeite. Disponha, em cima da cebola, os lombos de bacalhau escorridos, regue 0,5 dl de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200° C, durante 15 minutos.

2. Corte as folhas de couve-portuguesa em juliana e escalde-as em água a ferver temperada de sal durante cerca de cinco minutos. Depois, escorra-as bem e salteie-as em 0,5 dl de azeite com o alho picado. Por fim, junte as azeitonas pretas picadas.

3. Num tacho com o restante azeite, coloque a outra cebola e o pimento, sem veios nem sementes, cortados em cubos. Tempere de sal e estufe até ficarem macios. Acrescente o grão-de-bico cozido e cozinhe durante um minuto e meio, apenas para envolver sabores.

4. Escorra o excesso de líquido do preparado anterior e triture tudo com uma varinha mágica até conseguir a consistência de um puré cremoso. Sirva os lombos de bacalhau sobre a cebola, acompanhados com a couve-portuguesa salteada e o puré de pimento e grão-de-bico.

Dicas

Substitua o grão-de-bico por feijão branco e as azeitonas por alcaparras para um resultado diferente. Esta receita foi desenvolvida pela Riberalves, empresa familiar, 100% nacional, uma referência mundial na transformação de bacalhau.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.