Em 2012, o clássico da cozinha portuguesa, o “Livro de Pantagruel”, dá um pulo internacional e carimba, num novo livro, o passaporte gastronómico com 400 páginas repletas de receitas provenientes dos cinco continentes.
Madrid, Barcelona, Londres, Paris, já conhecem há algum tempo o conceito. Um espaço que é café/tertúlia e, simultaneamente, uma sala de costura. A Coimbra chegou em Abril deste ano o primeiro Café Costura.
Um livro online gratuito que nos propõe 35 receitas de simples confeção. O guia, profusamente ilustrado, inclui sopas, entradas, vegetariano, peixes, carnes e sobremesas.
São 400 páginas onde cabe a grande cozinha e produtos nacionais. Há sardinha, lombo de porco à alentejana, pato com arroz, caldo-verde, sopas de peixe. Tudo com um gostinho bem tradicional.
Nesta rede social, os encontros fazem-se a pretexto do petisco. A NewGusto é uma plataforma on-line que junta utilizadores de todo o mundo. A ideia é partilharmos a nossa mesa com membros de outros países.
Neste livro os autores, dois nutricionistas, selecionam alimentos produzidos em Portugal e desmistificam o seu consumo. Um exemplo? Poucos saberão, mas o pimento tem mais vitamina C do que a laranja. Uma obra que também destaca cinco «alimentos que não produzimos mas gostaríamos de o fazer».
Percorrer as ruas da capital é pretexto para descobrir vinhos, doces, fado ou cozinha do mundo. A empresa Lisboa Autêntica organiza regularmente passeios temáticos, cada um com os seus segredos próprios.
São 120 novas receitas para ver e aprender, todas elas feitas por duplas de pais e filhos, selecionados depois de terem respondido ao anúncio através do Facebook.
A EV-Essência do Vinho reformulou a presença na internet e criou um portal onde é possível aprofundar conhecimentos sobre o vinho e enoturismo, gastronomia, programar cursos e assistir a um canal de televisão temático.
Ao comemorar 10 anos de vida, o Melhor Bolo de Chocolate apresenta à sociedade o seu irmão mais novo. By Carlos Braz Lopes, como não podia deixar de ser.
A maior praça lisboeta arrisca-se a trocar o nome. Já não é propriamente o centro de poder nem tem lojas, apesar de oficialmente se chamar Praça do Comércio. O que se vê agora são restaurantes. Muitos e bons.
São bolachinhas salgadas, em diferentes sabores, fruto do espirito empreendedor de Rosa Filipe Santos. O mais recente snack da empresa Amor de Biscoito recorda-nos hábitos e sabores de outros tempos.
Até 20 de agosto decorre a fase de candidatura para a edição 2012, a terceira, dos Nutrition Awards®. A iniciativa conta este ano com algumas novidades. Entre elas, surge integrada nas iniciativas “Portugal Sou Eu” e plataforma “Portugal Foods”. Os premiados serão conhecidos em outubro.
São ponto de encontro, de partilha de um copo, locais para contar histórias e para discutir. As tascas e as tabernas, «feitas da matéria mais autênticas do nosso país», estão agora em guia. A autoria é de Orlando Leite.
A lista dos melhores vinhos nacionais para o mercado britânico resulta de uma seleção de Julia Harding, Master of Wine. Depois da apresentação em Londres, a 15 de junho, a seleção caracterizada como representativa da “amplitude do notável mundo do vinho em Portugal”, vai estar em mostra em Edimburgo
Frente ao renovado espaço da ala nascente do Terreiro do Paço prova-se agora a ginginha no tradicional copinho de vidro e a “moderna”, em copo de chocolate.
Saboreie um batido de leite com gelado de cacau ao pequeno-almoço... ou receba os seus convidados com um delicioso “shot” de gelado de baunilha e Porto Tawny. Ou então sirva uma entrada de gelado de gambas com folhinhas de alface, para mais tarde se deliciar com um gelado de Roquefort com noz e crem
O mais recente espaço Casa Grande Chocolatier abriu em Matosinhos. Há chocolate em tablete, bombons com inúmeros sabores, chupa-chupas, chocolate em pó. E não falta a incontornável vaca, não fosse imagem de marca.