Posicionar-se enquanto agente dinamizador do mercado agroalimentar português”. Este é o desafio da 3ª edição dos Nutrition Awards que “visa premiar os melhores projetos que se destacam pela inovação e mérito científico na área da Nutrição e do Bem-estar e que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e de uma alimentação adequada”.

Podem candidatar-se a estes prémios universidades, empresas, administração pública, autarquias, associações sectoriais, associações não governamentais, profissionais em nome individual.

Em 2012 a iniciativa conta com novas categorias nos prémios: “Produto Inovação”; “Serviço Inovação”; “Investigação & Desenvolvimento”; “Iniciativa de Mobilização”; “Prémio Especial Jornalismo”. Ainda este ano, o projeto está incluído em duas iniciativas promovida pelo Governo português: “Portugal Sou Eu” e a plataforma “Portugal Foods”. A primeira visa mobilizar o país para o desígnio do crescimento económico. A segunda tem por missão reforçar a competitividade das empresas do sector agroalimentar.

Foi também criado um Advisory Board, que se traduz num órgão consultivo destinado a aconselhar e ajudar os promotores na definição dos objetivos do projeto e é constituído pela AHRESP, ANCIPA, APCER, APED, APN, CONFRAGI, Direção-Geral das Atividade Económicas, Direção-Geral do Consumidor, FIPA, Fundação Calouste Gulbenkian, GCI, IAPMEI, Portugal Foods e Rede Inovar.

As candidaturas terminam a 31 de julho de 2012, data após a qual se iniciará o processo de avaliação, realizado por um júri de 35 especialistas na área. Os vencedores da iniciativa serão conhecidos a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Na 2ª Edição do projeto, Nutrition Awards 2011, foram apresentadas 68 candidaturas para as sete categorias dos prémios: Saúde Pública (16); Nutrição Clínica (4); Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços (14); Qualidade e Segurança Alimentar (8), Investigação em Ciências da Nutrição (9), Comunicação em Nutrição (6) e Prémio Especial de Jornalismo (11).  Os Nutrition Awards, organizados pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas e pela agência GCI, contam com o patrocínio da APED, Continente, McDonald’s e Fundação Calouste Gulbenkian.