Nasceu este verão de uma parceria entre a marca de gelados Artisani e o Hotel Palácio do Estoril. Come-se sobre uma massa de base folhada. É pastel de nata e, ao mesmo tempo, gelado. O melhor de dois mundos.
Nascem no Alentejo das mãos de uma argentina que há alguns anos se apaixonou pelo Sul de Portugal. Os Chocolates de Beatriz são artesanais, ecléticos, diversos no sabor. Provam que fora dos grandes centros há espaço para a criatividade, negócio e sucesso.
No mês de agosto, esqueça as cartas de vinho e peça a carta de cervejas. No Casino de Troia, a apreciada e refrescante bebida alcança o destaque merecido.
Promete ajudar a poupar tempo e dinheiro. Neste caso na cozinha e com a preciosa ajuda dos robôs. “234 Receitas para Robôs de Cozinha” traz propostas tradicionais, para a família e fruto das viagens da autora.
O típico bairro lisboeta da Mouraria conta a partir de 21 de Julho com a Rota das Tasquinhas e Restaurantes. Isto numa zona da cidade que “esconde” sabores de todo o mundo. No dia da inauguração da rota vai haver uma Visita Cantada e convívio nos restaurantes.
Maria Vallêra Machete, autora do título “A cozinha cá de casa” (edição Verso de Kapa) assume a sua vertente “SOS culinário” para a família e amigos. Uma ajuda quando o assunto é cozinhar que a autora, uma economista de profissão apaixonada pela gastronomia, pretende agora partilhar com todos nós.
O novo espaço da rede de restaurantes Arigato, desta feita nas Twin Towers (Sete Rios) apresenta uma cozinha japonesa de fusão. Ou seja, sabores nipónicos aliados à cozinha mediterrânica. Ao almoço há buffet livre.
Receitas são mais de cem e para todas as ocasiões. Juntam-se as dicas sobre alimentação saudável. Há, ainda, jogos e brincadeiras. Não estivéssemos perante um livro de cozinha para os mais pequenos: “Cozinhado por Miúdos”.
Está nas bancas uma nova revista que aposta em receitas de chefes portugueses para fazer em casa, mas é muito mais do que isso. Tem reportagens sobre mercados e lojas, tendências e conceitos, produtos e produtores.
“Silêncio, que se vai cantar o Fado”. Esta é com certeza a expressão mais ouvida quando se fala em Fado, principalmente se estivermos num espaço característico como uma casa/restaurante de fados.
Por fora parece ser apenas mais uma loja, mais uma geladaria, mais um monumento. Mas os locais escolhidos para o percurso Lisboa Doce revelam histórias de vidas incríveis, pessoas que já correram o mundo e testemunhos de verdadeira solidariedade.
Depois de Cascais, Lisboa e São João do Estoril, a famosa geladaria, criada há 60 anos, entra diretamente nas nossas casas. Mas pede licença e autorização. A Santini tem, agora, um serviço de entregas de gelados ao domicílio com pedidos via telefone.
Promete conquistar Paris, Tóquio, Bombaim e Nova Iorque. Por agora brilha em terras lusas. Desde junho de 2012 a capital está a provar o pastelinho no espaço Nata Lisboa. Um pastel de nata contra todas as crises.
Com a chegada do verão, a Servejaria apresenta uma novidade na sua ementa: Camarão Tigre Gigante Grelhado em Molho de Manteiga e Limão servido com Arroz ao Alhinho. Para beber sugere-se uma cerveja fresquinha servida em flute.
A indústria conserveira portuguesa é uma das mais reconhecidas no mundo pela variedade e qualidade. No entanto, a literatura sobre o assunto é escassa.
Precisa de um vinho, umas batatas fritas ou uma pizza a meio da noite e não lhe apetece sair de casa? Não desespere. Já há empresas a pensar nisso e levam-lhe as encomendas a casa.
Em 2012, o clássico da cozinha portuguesa, o “Livro de Pantagruel”, dá um pulo internacional e carimba, num novo livro, o passaporte gastronómico com 400 páginas repletas de receitas provenientes dos cinco continentes.
Madrid, Barcelona, Londres, Paris, já conhecem há algum tempo o conceito. Um espaço que é café/tertúlia e, simultaneamente, uma sala de costura. A Coimbra chegou em Abril deste ano o primeiro Café Costura.
Um livro online gratuito que nos propõe 35 receitas de simples confeção. O guia, profusamente ilustrado, inclui sopas, entradas, vegetariano, peixes, carnes e sobremesas.
São 400 páginas onde cabe a grande cozinha e produtos nacionais. Há sardinha, lombo de porco à alentejana, pato com arroz, caldo-verde, sopas de peixe. Tudo com um gostinho bem tradicional.
Nesta rede social, os encontros fazem-se a pretexto do petisco. A NewGusto é uma plataforma on-line que junta utilizadores de todo o mundo. A ideia é partilharmos a nossa mesa com membros de outros países.