A questão resolve-se com algum trabalho: abre-se um bar nas instalações de uma antiga loja de artigos de pesca, contata-se com os principais produtores de conservas e começa-se a servir latas de atum, sardinha, anchovas e outras que pouca gente conhece: peixe-espada preto, bacalhau, ovas, enguias, cavala, além das especialidades à base de atum como estupeta e muxama, por aí fora.Finalmente, trata-se de reunir receitas e histórias para publicar um livro e Sol e Pescafazer uma festa no meio da rua.

A receita é de Henrique Vaz Pato, arquiteto que há dois anos abriu o Sol e Pesca, na Rua Nova do Carvalho, em Lisboa. A pequena loja já foi palco de conversas de Anthony Bourdain com os Dead Combo, na sua passagem por Lisboa. Todos os dias acolhe turistas de passagem e todas as noites é ponto de encontro dos notívagos que andam pelo Cais do Sodré. De obra feita passa-se a obra publicada.

O “Sol & Pesca” é o “primeiro livro português sobre conservas de peixe”, como apresenta a editora. As receitas saudáveis, inovadoras e fáceis de preparar dão ideias para todos os momentos, desde os petiscos com amigos a ocasiões mais solenes. “Com a garantia de estar a consumir proteínas, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais ao organismo”, garante a editora.

O autor dedica o livro à mãe, “capaz de fazer comida para 20 ou 30 pessoas sem qualquer problema”.

Sol & Pesca

Autor: Henrique Vaz Pato

Páginas: 184

Editora: Clube do Livro

Preço: €17,50