“Lisboa, gaiata, de chinela no pé, Lisboa, travessa, que linda que ela é! Lisboa, bailarina, que bailas a cantar, sereia pequenina que nos guarda pelo mar”. Se identificou a música de Amália Rodrigues, sabe que estamos a chegar àquela época do ano em que a cidade vive num eterno arraial, com sardinha assada, chouriço assado, cerveja, vinho ou sangria, manjericos.

Depois de dois anos perdidos, já no ano passado se notou uma quase normalidade nas festas de Lisboa. Este ano, as festividades voltam a estender-se durante todo o mês de junho. Nós damos uma ajuda para que não perca nada. E há para todos os gostos, ao longo do mês.

Estrela

O quê: Santos em Santos

Quando: 26 de maio a 12 de junho

Onde: Terrapleno de Santos

Mesmo antes de começar o mês dos arraiais, a Junta de Freguesia da Estrela volta a antecipar as festividades com a instalação de uma feira no mesmo lugar onde acontece a feira popular de inverno, no Terrapleno de Santos.

O recinto está aberto até às 22h30, e não falta música. Toy (26 de maio), Quim Barreiros (2 de junho), Carapaus Azeite e Alho (10 de junho) e Rosinha (12 de junho) são as atrações musicais. A entrada é livre.

Veja também

O quê: Grupo Dramático Escolar "Os Combatentes”

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua do Possolo, nº 9

----------------------------------------------------------

Santo António

O quê: Arraial de Santo António

Quando: 26 de maio a 18 de junho

Onde: Praça da Alegria

O arraial organizado pela Junta de Freguesia de Santo António também está de regresso em 2023.

Esta festa também é uma das primeiras a começar e o cartaz também já está decidido. Além da música popular, a 10 de junho é dia de se fazer silêncio para se ouvir cantar o fado, como pede a organização.

Além disso, as tradicionais bifanas, sardinhas, cerveja e vinho não podem faltar. A entrada é livre, naquele que se intitula como o arraial mais santo da cidade. Em termos de horário, funciona de domingo a quinta, das 12h às 22h, e sextas, sábados e vésperas de feriado, das 12h às 00h. Na noite de Santo António, o arraial está aberto até à 1h.

----------------------------------------------------------

Santa Maria Maior

O quê: Santos no Tejo

Quando: 1 a 12 de junho

Onde: Doca da Marinha

Festeja-se pela primeira e quer marcar a diferença ao se identificar como o maior santódromo da capital. Neste arraial, Lisboa encontra -se com o Tejo, na Doca da Marinha, com muita música, comida e bebida, aos longo de 12 dias.

As festividades arrancam no dia 1 de junho com o concerto de Quim Barreiros, Ana Isabel Arroja, como DJ e André Henriques e Gonçalo Roque elevam a fasquia com I Love Baile Funk. Segue-se Ana Malhoa e os Turb'Ó Baile, a 2 de junho, dia em que o SAPO faz ao honras da casa.

No sábado, dia 3 de junho é a vez da equipa da Rádio Comercial animar a noite com a versão Santos in the Night, acompanhados de Sék Mindentes e Rob Willow. No domingo, 4 de junho Herman José, Capitão Fausto e Francisco Gil & Nelson Miguel garantem a animação.

Os Santos no Tejo fazem uma pausa e regressam a 7 de junho com Sérgio Rossi e Ruth Marlene, na companhia de Viva o Samba Funkamente. Dia 8 de junho, os Insert Coin garantem a animação e Sék Mindentes e Rob Willow voltam a palco. A 9 de junho, Rebeca, Mónica Sintra, Wilson Honrado e Paulo Cunha Martins prometem não deixar ninguém de pés no chão.

José Malhoa, Beco DJ'S e Da Chick fazem as honras do santódromo no feriado de 10 de junho, enquanto Emanuel e Big Show Santos, dos mesmos criadores de Revenge of the 90's, animam o dia 11 de junho. As festas encerram, por aqui, a 12 de junho com Ágata, o DJ Set de Moullinex, James Flower e Bacalhau no Azeite.

Este arraial, ao contrário de outros, não é de entrada livre. Os bilhetes já se encontram à venda na MEO Blue Ticket, por um valor de 7,50€ com uma bebida incluída. À porta esse valor sobe para 10€, sem a bebida. As portas do Santos no Tejo abrem às 17h e o espaço tem lotação limitada.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial Popular de Alfama

Quando: 1 de junho a 1 de julho

Onde: Largo de São Miguel

Pegando emprestada uma célebre expressão, em junho todos os caminhos vão dar a Alfama. Para quem conhece, sabe que este bairro lisboeta é um autêntico arraial durante todo o mês de junho.

São os próprios moradores os responsáveis pelos comes e bebes e há de tudo, para todos os gostos. O epicentro da festa é o Largo de São Miguel, onde está montado o palco para a animação musical. Em dias de maior afluência, o espaço não é muito grande, mas vale a pena a visita.

A festa dura o mês inteiro. Por isso, não vão faltar oportunidades para conhecer um dos arraiais mais típicos de Lisboa. Às sextas, sábados, véspera de feriado e na noite de Santo António conte com música ao vivo para um pé de dança.

Veja também

O quê: Centro Cultural Dr. Magalhães Lima

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Largo do Salvador

----------------------------------------------------------

O quê: Sociedade Boa União

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Beco das Cruzes

----------------------------------------------------------

Bica / Misericórdia

O quê: Arraial da Bica

Quando: 1 de junho a 2 de julho

Onde: Largo de Santo Antoninho / Calçada da Bica Grande

"A Bica é lindaaaaaa!". Se nunca ouviu este bordão é porque está a perder um dos arraiais mais populares da cidade. A par do arraial de Alfama, o da Bica também tem lugar durante todo o mês de junho. Pelas suas características, este é um desafio vertical, por isso prepare-se para um verdadeiro sobe e desce pelas ruas do bairro.

O ponto alto acontece no dia 12 com uma verdadeira enchente de foliões. Nas ruas paralelas não falta festa, comes e bebes e animação. No palco montado no Largo de Santo Antoninho pode contar com a apresentação dos míticos Pão com Manteiga.

O arraial, promovido pelas associações recreativas do bairro, é mais um dos pontos imperdíveis da cidade e um dos mais animados. Se não gosta de confusão, evite o dia 12 de junho, o dia de maior afluência.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial da Misericórdia

Quando: 1 de junho a 2 de julho

Onde: Miradouro de S. Pedro de Alcântara

Aqui temos mais um arraial repleto com nomes de peso da música portuguesa com a Micaela (dia 2), Quim Barreiros (dia 5), Romana (dia 8), Toy (dia 15) ou Mónica Sintra (dia 17). Diariamente, ao longo de junho, haverá animação musical de grupos de música popular e DJs .

Os pratos típicos não faltam à chamada e há também alguns produtos portugueses de artesanato à venda. O arraial acontece de domingo a quinta-feira, das 10h às 22h e sextas, sábados e vésperas de feriados das 10h às 24h. Dia 12 de junho, véspera de Santo António, acontece das 10h às 04h.

Veja também

O quê: Arraial de Santa Catarina

Quando:1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 29, 30 junho e 1, 2 julho

Onde: Espaço do Olival, Calçada do Combro junto Igreja de Santa Catarina

----------------------------------------------------------

O quê: Marítimo Lisboa Clube

Quando: 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 29, 30 junho e 1, 2 julho

Onde: Calçada da Bica Grande, Beco dos Aciprestes, Travessa do Cabral

----------------------------------------------------------

O quê: Cardinal Boémio

Quando: 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 29, 30 junho e 1, 2 julho

Onde: Largo de Santo Antoninho, Rua dos Cordoeiros

----------------------------------------------------------

Mouraria

O quê: Arraial Renovar a Mouraria

Quando: 1 a 17 de junho

Onde: Largo da Rosa

A festa popular vai voltar ao Largo da Rosa, na Mouraria. A associação Renovar a Mouraria é a promotora do evento que acontece entre os dias 1 e 17 de junho.

Desta vez o tema é a celebração dos 15 anos desta festa. Aquele que é o arraial mais inclusivo de Lisboa tem uma programação que faz jus a isso mesmo, com músicos de Angola, Guiné, Cabo Verde, Brasil, Cuba, Itália e Portugal. As bancas vão ser dinamizadas por imigrantes e refugiadas, num ambiente intercultural e comunitário. Boas práticas de sustentabilidade ambiental não vão ser esquecidas. De acordo com a organização, "o lixo orgânico produzido será compostado na agrofloresta do projeto Changing (H)earth e todas as tampas reutilizadas para decoração serão doadas à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, entre outras práticas que fazem deste um Ecoevento".

Este ano há uma importante novidade que são debates sobre temáticas relacionadas com a intervenção social da Renovar a Mouraria e o bairro, com o ciclo de debates Meia Palavra Não Basta. Entre os temas em discussão estão habitação, imigrações e discriminações e os desafios de viver na Mouraria. Os debates estão marcados entre as 17h30 e as 19h, a 3, 10 e 17 de junho.

Veja também

O quê: Grupo Desportivo da Mouraria

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Largo da Severa, Rua da Guia, Rua Marquês Ponde de Lima, Rua da Mouraria, Rua do Capelão

----------------------------------------------------------

Parque das Nações

O quê: Arraial dos Navegantes

Quando: 2 a 4 de junho

Onde: junto à Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes

O tradicional arraial do Parque das Nações está de volta este ano, sendo o arraial referência na zona oriental da cidade. Com a organização conjunta da Paróquia da Nossa Senhora dos Navegantes e do Agrupamento 1100 ‒ Parque das Nações, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), é um dos maiores arraiais das festas de Lisboa.

Tem capacidade para 2000 lugares sentados e é também uma das festas com maior consciência ambiental, sendo 99,9% plastic free, de acordo com as contas da organização.

Este arraial é mais direcionado para famílias – há inclusive o “Arraialito”, o arraial dos mais novos, com atividades pensadas especificamente para as crianças, em horários definidos - e não faltam os tradicionais petiscos da ocasião. A partir das 20h30 está garantida a animação musical e o cartaz já está escolhido. É só chegar, sentar e desfrutar.

----------------------------------------------------------

Campolide

O quê: Santos à Campolide

Quando: 2 a 17 de junho

Onde: Parque Urbano Quinta do Zé Pinto

Se além dos tradicionais comes e bebes, a vertente musical também é uma das coisas que mais valoriza, o Santos à Campolide é paragem obrigatória, num anos que tem mais dias de festa.

O cartaz é sempre bem recheado e este volta-se a cumprir a tradição. Romana (2 de junho), Toy (3 de junho) Ágata (7 de junho), Quim Barreiros (9 de junho), Jorge Guerreiro (10 de junho), Ruth Marlene (12 de junho), Nel Monteiro (16 de junho) e Belito Campos (17 de junho), são os nomes deste ano.

A festa, como de costume, acontece no Parque Urbano Quinta do Zé Pinto. De acordo com a organização há também várias atividades destinadas às famílias e às crianças ao longo dos dias. As noites vão terminar com DJs.

----------------------------------------------------------

Graça / São Vicente

O quê: Arraial de São Vicente

Quando: 1 a 13 de junho

Onde: Largo da Graça

Já é também um dos lugares de visita obrigatória na cidade. O cartaz para este ano ainda não foi anunciado mas promete muita animação, no Larga da Graça. Há ainda um palco no Miradouro Sophia de Mello Breyner Anderson para um pezinho de dança.

Aqui também não há motivo para passar fome. Tem à escolha várias barraquinhas entre o Largo da Graça e o Miradouro. É só encontrar um lugar livre e sentar.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial da Vila Berta

Quando: 2 a 12 de junho

Onde: Vila Berta

Já foi um dos segredos mais bem guardados de Lisboa - tem até uma música própria - mas esses tempos já lá vão (levante a mão quem tem saudades dessa altura). O arraial da Vila Berta está de volta, com grande destaque para a apresentação de José Malhoa logo no primeiro dia de festa, a 2 de junho, como já aconteceu no ano passado.

Neste arraial, que é dinamizado com a ajuda dos moradores desta pitoresca vila operária, não faltam as tradicionais bancas de bifanas, sardinhas, arroz doce. E para entrar no espírito, sempre pode comprar uma rifa.

Destaque ainda para o arraial infantil, uma das tradições desta festa, no dia 4 de junho, onde é possível encontrar atividades pensadas especialmente para os mais pequenos. Neste dia a abertura é mais cedo, pelas 16h. Nos restantes dias, o arraial começa às 18h.

Veja também

O quê: Arraial de Santa Engrácia

Quando:2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Calçada dos Barbadinhos, 49

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial "A Voz do Operário"

Quando:2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua da Voz do Operário, 9, Beco da Escola

----------------------------------------------------------

Avenidas Novas

O quê: Grande Arraial das Avenidas Novas

Quando: 7 a 24 de junho

Onde: Jardins do Campo Pequeno

Com o objetivo de dinamizar a zona das Avenidas Novas, este arraial pretende ser a festa dos moradores, dos trabalhadores locais e dos simpatizantes da freguesia, contando com uma oferta diferenciada para todas as idades, géneros, "status" sociais e marcas que estejam interessadas em ativar o evento, avança a organização.

É um arraial familiar onde não falta diversões e música. Rosinha (7 de junho), Ruth Marlene (9 de junho), DJ Kamala (12 de junho), Miguel Bravo (15 de junho), Ena Pá 2000 (16 de junho), Sérgio Rossi (20 de junho) e Zé Cabra (24 de junho), são alguns dos nomes que compõem o cartaz deste ano.

Destaque ainda para o Arraial Infantil a 11, 13 e 18 de junho e Karaoke nos dias 14 e 21 de junho. Nos fins de semana e dias feriados o arraial arranca pelas 15h e nos restantes dias pelas 17h. Conte com muita festa até às 23h (dias de semana) ou 2h (sextas, sábados e vésperas de feriado). No dia 12 a festa estende-se até às 4h.

----------------------------------------------------------

Penha de França

O quê: Arraial "A Minha Penha é Linda”

Quando: 9 a 12 de junho

Onde: Mercado de Sapadores

Este é mais um dos arraiais que regressa, em 2023. Dinamizado pela Junta de Freguesia da Penha de França, em conjunto com as coletividades da freguesia, esta festa tem um cariz solidário. As receitas servirão para promover as atividades das associações da comunidade.

Além das tradicionais bifanas e sardinhas, há também opções veganas. A grande atração deste ano é Romana, a 9 de junho, pelas 22h30, depois de DJ Thiagu, com apresentação às 20h30. A animação continua a 10 de junho com um arraial para as crianças, com animação a partir das 18h com insufláveis, os Palhaços Pintarolas, às 19h, Fella Ayala DJ Set, às 20h30, Raboia Total, 22h30, Quimeras d'Mel pelas 0h00.

As festividades prosseguem a 11 de junho com CoLeGaS - Coro LGBTI+, às 18h, Fio à Meada, 18h30, DJ Thiagu, às 19h e Organista Cláudio fecha o dia com um concerto a partir das 21h.

A noite mais longa de Lisboa, começa na Penha de França com Fella Ayala DJ Set, às 20h, Duo Helton & Irmão, às 22h30, e DJ Mouros da Calçada às 2h.

----------------------------------------------------------

Arroios

O quê: Arraial Clube Atlético de Arroios

Quando: 9 a 12 de junho

Onde: Rua de Arroios

Alegrem-se os fãs: as caipirinhas da CaipiArroios estão de volta. As festividades prolongam-se ao longo de quatro dias e pode contar com a apresentação ao vivo de Exlibris. Há ainda um dia dedicado às crianças, com o Santo António dos Pequeninos, entre as 13h e as 22h.

Este arraial também já se assume cada vez mais como um ponto de passagem obrigatório na cidade com a rua enfeitada para a ocasião.

----------------------------------------------------------

Alvalade

O quê: Arraial em Alvalade

Quando: 9 a 12 de junho e 16 e 17 de junho

Onde: Complexo Desportivo Municipal São João de Brito

Os festejos dos Santos Populares regressam a Alvalade em 2016 e tirando os anos de pandemia, é a festa que anima esta área da cidade.  Os concertos são um dos seus pontos fortes.

Ensemble de Marchas e Fado e Ena Pá 2000 (9 de junho), Francisco Rebelo de Andrade e Let’s Control de 80’s (10 de junho), Toy (11 de junho), José Cid (12 de junho), Ritual Tejo e Rui Pregal da Cunha (16 de junho) e as Marchas Infantis das Escolas de Lisboa Educação e os Farra Fanfarra (17 de junho), compõem o cartaz.

O recinto tem mais de 2.000 metros quadrados, com entrada pela Avenida do Brasil, pelo que não vai faltar espaço para dar um pézinho de dança. O espaço tem ainda uma zona de alimentação, onde não falta a sardinha assada e os habituais petiscos. Os mais pequenos têm ainda um espaço de diversão dedicado.

----------------------------------------------------------

Benfica

O quê: Grande Arraial de Benfica

Quando: de 22 a 25 de junho

Onde: Alameda Padre Álvaro Proença

O Grande Arraial de Benfica é aquele que tem o cartaz mais forte das festas de Lisboa. E este ano não é exceção. Irma, Fernando Daniel, Bateu Matou, David Carreira, José Malhoa e Pedro Abrunhosa são alguns dos artistas esperados nos três dias de festa.

A festa arranca no dia 22 às 17h com animação de rua. Nesse dia são também os concertos de Irma (21h) e Fernando Daniel (22h30).

A 23, Bateu Matou abre os concertos do dia às 21h, seguido de David Carreira (22h30). Tributo Popular tem atuação marcada para a 1h.

No sábado, 24 de junho, o arranque é feito por José Malhoa (21h), seguido do Grupo Revelação (22h30). Noise Dolls Club encerram o dia com atuação marcada para as oh30.

A festa termina no domingo, 25 de junho, com Maruja Limon (21h) e Pedro Abrunhosa (22h30).

Veja também

O quê: Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua Rainha Dona Catarina

----------------------------------------------------------

Para lá dos bairros

O quê: Arraial Sardinhas & Glamour

Quando: 1, 8, 15, 22 e 29 de junho

Onde: Lumen Hotel, Picoas

Em Lisboa há mesmo arraiais para todos os gostos e sobretudo para aqueles que gostam da festa, mas não da confusão. Uma das opções passa pelo Lumen Hotel que todas as quintas-feiras de junto vai promover um arraial no seu jardim interior, o Páteo Fotossíntese. Assim, nesses dias espere encontrar um pátio alfacinha, decorado a rigor e com música popular, como manda a tradição, e, como não podia deixar de ser, com sardinhas à hora de almoço e de jantar.

Assim, no arraial Sardinhas & Glamour conte à hora de almoço (entre as 12h30 e as 15h00) com o grelhador aceso para complementar o habitual Buffet Executivo (com saladas, fumados e charcutarias, pratos quentes e frios, e sobremesas diversas) do restaurante Clorofila. O custo é de 18,50€, sem bebidas. Já ao fim do dia, entre as 18h e as 22h, a proposta é um package arraial, por um valor de 20€, que inclui três sardinhas, broa de milho, mini kebab, pakora de enchidos e uma bebida à escolha entre vinho branco ou tinto, sangria, cerveja ou soft drinks. As cardinhas e bebidas extra são depois vendidas à unidade.

A exceção ao almoço acontece no dia 8 de junho, feriado, em que apenas acontece a proposta tardia.

Para aqueles que não apreciam sardinha (que também há), têm disponivel a carta habitual de Bar do hotel, com opções de snacks, como hambúrgueres ou pregos no pão. O mesmo se aplica à carta de bebidas.

A encerrar a festa, o hotel vai projetar o espatáculo de videomapping residente - “The Lisbon Light Show”. É aconselhável reserva prévia através do número 210 547 416.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial de Unicórnios

Quando: 2 de junho

Onde: Hub Criativo do Beato

A organização desta festa é da responsabilidade da Made of Lisboa e é o arraial popular destinado ao ecossistema empreendedor de Lisboa. Este ano é o Hub Criativo do Beato a acolher esta festa que promete muita dança, sardinhas, opção veggie e cheiro a manjericos com os principais atores de inovação da cidade, de acordo com um comunicado da Made of Lisboa.

A organização deixa o convite a todos aqueles que quiserem aproveitar o momento para conhecer quem está a promover a mudança na cidade, desde startups, investidores, incubadoras, aceleradoras, inovadores, unicórnios e não só.

O evento tem hora marcada para começar às 18h e é aberto a toda a comunidade. A entrada é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição prévia e lotação máxima do espaço. As inscrições podem ser feitas aqui.
----------------------------------------------------------

O quê: Santo António à la Time Out

Quando: 2 de junho

Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Podemos considerá-lo um dos arraiais mais trendy da cidade. Organizado pela revista Time Out, o arraial deste ano volta a acontecer  no ​​Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Príncipe Real, a 2 de junho.

Tem início às 19h e a organização promete muito ceviche, dumplings, sandes de leitão, tacos, salgadinhos, croissants, pastéis de nata, entre outras iguarias. O bilhete dá direito a bar aberto durante toda a noite uma vez que o evento é apenas aberto a maiores de 18 anos. A animação está por conta de Xico à Portuguesa.

Os bilhetes têm um custo de 35€ por pessoa e estão à venda na MEO Blue Ticket.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial Maroto

Quando: 3 e 4 de junho

Onde: Fábrica Braço de Prata

O Arraial Maroto assinala este ano a sua décima edição e quer ser uma alternativa aos típicos arraiais da capital. Isso é notório na sua programação. A ideia passa por promover e divulgar a arte erótica (daí o nome) em todas as suas vertentes.

O evento inclui workshops, performances, mercado de arte, exposições ou leitura de contos eróticos. Este evento conta com mais de 50 artistas, nacionais e internacionais.

----------------------------------------------------------

O quê: Monsantos Populares

Quando: 6 a 12 de junho

Onde: Parque de Monsanto

O local é o Monsantos que tem três espaços diferentes: Garden, Restaurante e Club. E há também um cartaz recheado de estrelas como manda a tradição da época.

O pontapé de saída começa com Toy (6 de junho) e continua com Jorge Guerreiro (7 de junho), Rosinha (9 de junho), Senhoritas (10 de junho), Sambinha bom (11 de junho) e Miguel Azevedo (12 de junho).

Para este arraial é necessário a compra de um bilhete que está disponível no site do Monsantos e que também inclui consumos. As portas abrem às 17h e a entrada pode ser feita até às 21h30. O dress code é casual chic.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial do Torel Palace

Quando: 12 de junho

Onde: Hotel Torel Palace Lisbon

No dia 12 de junho, as portas de um dos hóteis mais exclusivos de Lisboa abrem-se às 18h para um arraial bem português, onde não faltam as habituais sardinhas, caldo verde e porco no espeto. A entrada é livre, e a festa acontece no terraço do hotel. O arraial prolonga-se até às 2h. Um DJ convidado vai tomar conta da animação, num local que oferece vistas panorâmicas para a baixa da cidade.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial do Palácio Chiado

Quando: 12 de junho

Onde: Rua do Alecrim, nº 70

Se quiser evitar a confusão do dia que mais gente leva a Lisboa, no centro da cidade, o Palácio Chiado está a preparar um arraial com tudo a que se tem direito, com um menu 100% português, num ambiente mais controlado. Da responsabilidade do chef Manuel Bóia, o menu de Santos À Palácio inclui vários momentos e as entradas tem opções no espeto, com a mini mozzarela de tomate cherry, molho de manjericão e pinhão, no pão, com a sardinha assada, pimentos Padrón assados e cebola roxa, na pedra, com a barriga de porco crocante, ervilha e trufa e na malga, com o clássico caldo verde com chouriço.

Nos pratos principais, há opções no carvão, como camarão e pregado grelhado com batatinha assada com linguiça assada, picanha grelhada, cacete tostado com alho e tomilho acompanhado de ananás assado e mandioca frita ou aipo braseado com tomilho limão e couscous com frutos secos e ervas aromáticas.

Para sobremesa cornucópia de doce e fios de ovos, papo de anjo e parfait de maracujá e basílico, fecham a refeição.

No restaurante conte com o DJ Leote. No Salla, o som é da responsabilidade do DJ Ramboiage.

----------------------------------------------------------

O quê: Pequeno Arraial Padrinhos do Mundo

Quando: 17 de junho

Onde: Palácio Baldaya, Benfica

Esta é mais uma iniciativa que está de regresso. O Pequeno Arraial Padrinhos do Mundo vai ser celebrado a 17 de junho, a partir das 17h até às 2h, no Palácio Baldaya, e a animação está por conta da Blues & Outros Tons. A esta junta-se os habituais comes e bebes para que o ramalhete fique completo. A entrada é livre.

----------------------------------------------------------

O quê: Arraial Lisboa Pride

Quando: 24 de junho

Onde: Terreiro do Paço

De ano para ano, o arraial Lisboa Pride tem-se tornado cada vez mais uma referência na cidade. Uma festa de visibilidade e celebração da resistência das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, das suas famílias e redes de apoio, “numa Lisboa que valoriza abertamente e pede sempre por mais orgulho, diversidade, igualdade, inclusão e integração”, diz o site Cultura na Rua.

A primeira edição aconteceu em 1997, no Jardim do Príncipe Real, e ao longo dos anos ganhou visibilidade e dimensão. As atuações ainda não foram divulgadas pela organização, mas conte com muita festa entre as 16h e as 02h.

Outros Arraiais

ALCÂNTARA

O quê: Arraial em Alcântara

Quando:2, 3, 4, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 junho e 1, 2 julho

Onde: Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro

--------------------------------------------------------

BELÉM 

O quê: Clube Sportivo de Pedrouços

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Largo da Princesa

----------------------------------------------------------

CARNIDE

O quê: Carnide Clube

Quando: 3, 4, 9, 10, 11,12, 13, 15, 17, 18, 24, 25 de junho

Onde: Largo do Coreto

----------------------------------------------------------

ESTRELA

O quê: Grupo Dramático Escolar "Os Combatentes"

Quando: 2, 3, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua do Possolo

----------------------------------------------------------

OLIVAIS

O quê: Associação Desportiva e Cultura da Encarnação e Olivais

Quando:2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua Quinta de Santa Maria, Rua Circular Norte

----------------------------------------------------------

O quê: Grupo Musical O Pobrezinho

Quando: 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua do Chibuto

----------------------------------------------------------

O quê: Ingleses Futebol Clube

Quando:2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho e 1 julho

Onde: Rua Cândido de Oliveira, Rua Acúrsio Pereira

----------------------------------------------------------

O quê: Grupo de Amigos "Os Forever" dos Olivais

Quando: 2, 3, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24, 30 junho

Onde: Praça das Casas Nova

Nota: este artigo será atualizado ao longo dos próximos dias, de acordo com a divulgação de arraiais.