A rota que arranca com oito tasquinhas e 22 restaurantes, deverá crescer nos próximos tempos, como assegura a associação Renovar a Mouraria, promotora desta iniciativa.

O novo roteiro urbano inclui restaurantes com sabores de todo o mundo: Portugal, Goa, Angola, Bangladesh, Itália, São Tomé e Príncipe, Brasil, Índia, Paquistão, Moçambique, entre outros.

A divulgação da rota é feita através de folhetos com um mapa do bairro e toda a informação sobre os estabelecimentos (identificados com placas), da internet, na página da associação e na da Câmara de Lisboa (parceira da rota), e das redes sociais.

A festa da inauguração, a 21 de Julho, inicia-se às 18h30 com uma Visita Cantada, organizada em parceria com o Museu do Fado, em que fadistas e guias vão explicando a ligação da Mouraria ao fado. No Largo da Rosa, haverá uma prova gastronómica e fado.

Depois, a associação irá convidar os presentes a jantarem nos restaurantes da rota, para mais tarde, às 22h00, irem ao Largo do Intendente, onde irão atuar o guitarrista Pedro Jóia e o fadista Ricardo Ribeiro.