Chama-se NewGusto e funciona sob o repto “partilha a tua cozinha”. Trata-se de uma rede social para os amantes da gastronomia com travo além-fronteiras. O princípio de funcionamento é muito simples: ao nos tornarmos membros (inscrição gratuita) integramos uma comunidade global de amantes do petisco. O que ganhamos: a possibilidade de ao visitarmos outros países, nos sentarmos à mesa de chefes amadores, ou seja outros membros da NewGusto. Desfrutamos com eles uma refeição caseira com os sabores do país anfitrião. Claro que, em troca, recebemos em nossa casa membros de países terceiros.

No mapa global da NewGusto estão, neste momento, sinalizados oito membros portugueses, seis na área de Lisboa, um no Norte e um outro no Algarve. A nível internacional existe predomínio de membros nas américas, seguindo-se a Ásia e a Oceânia.

Ao clicarmos sobre uma das “bandeirinhas” dos utilizadores inscritas no mapa na página de entrada do site, recebemos informação completa sobre esse membro: ementa, preço por pessoa, eventos, assim como informação pessoal sobre os gostos de cada um dos chefes domésticos.

Para os promotores da NewGusto os argumentos a favor desta rede social são claros: “provar novos petiscos”, “fazer novos amigos”, “tornar conhecidas as nossas criações culinárias”.