O título é duplamente tentador: “Desculpas para Cozinhar e ganhar a vez de não lavar a louça”. Ou seja, subentende que não estamos perante uma cozinha de frete e que o resultado nos garante um prémio doméstico: pular a tarefa nem sempre agradável de passar por água e detergente os artefactos culinários. Uma proposta de Cristina Vaz e Luís Vaz, proprietários do Vazio Studio, que já aliciou perto de 10.600 cozinheiros domésticos. Estes fizeram o download gratuito de um livro online com 35 receitas muito simples.

Uma obra com fotografia, design, receitas e copy de Cristina e Luís Vaz que nos apresenta desde as sopas às entradas, passando por pratos vegetarianos, carnes, peixes e sobremesas.

Nas sopas há, entre outras, a de tomate e o creme de ervilhas. Nas entradas, as brushettas, as batatas picantes e as clássicas ameijoas à Bulhão Pato. Quando a conversa é vegetariano, o livro propõe os tradicionais peixinhos da horta, a moqueca de tofu ou a lasanha de legumes. Nas carnes, destaque para o frango com sopa de cebola e o peito de frango aromático. Nos sabores do mar, a proposta recai nuns papelotes de salmão, numa açorda de marisco e bacalhau com broa. Finalmente, as sobremesas incluem espetada de fruta, doce de abóbora, doce de bolacha, gelatina e pudim de morango.

O Vazio Studio é um espaço e iniciativa inteiramente dedicado, entre outros serviços, à produção de fotografia de comida, food styling.