Da amêijoa ao alecrim, passando pela abóbora ou tremoço, são muitos os alimentos pouco óbvios, que nos fazem bem à saúde e cujo consumo ajuda à economia local e nacional. É esse conhecimento sobre alimentos com cunho bem nacional que os nutricionistas Vítor Hugo e Pedro Carvalho nos trazem e livro “50 Super Alimentos Portugueses” (Matéria Prima).

A proposta é simples: escolher os alimentos certos, na época certa, ganhando saúde e apoiando a nossa economia.

Entre as revelações desta obra com 276 páginas, ficamos a saber que o pimento tem mais vitamina C do que a laranja ou que o diospiro e a canela possuem benefícios cardiovasculares. Para além de desmistificam o consumo de produtos nacionais, os autores dão-nos uma série de informação valiosa sobre a melhor forma de ingerir cada um deles e o potencial que cada um tem na nossa saúde.

Para além dos 50 alimentos produzidos em Portugal, os autores escolheram ainda outros cinco (o bacalhau, a canela, o gengibre, a manga e a soja) que não produzimos mas que gostaríamos de o fazer e, para terminar, dão-nos cinco pequenos prazeres: cinco alimentos que, se consumidos em pequenas quantidades, fazem bem ao corpo e à alma. Todos os alimentos são acompanhados de um BI nutricional e de uma receita.

Vítor Hugo Teixeira é nutricionista, licenciado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. É mestre em Controlo de Qualidade e doutorado em Nutrição Humana. É docente na FCNAUP e nutricionista do Futebol Clube do Porto.

Pedro Carvalho é nutricionista, licenciado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), onde é docente. É também nutricionista do Futebol Clube do Porto.