Presente na iniciativa desde a primeira edição, o chefe João Rodrigues prepara um jantar, a 8 de maio, no restaurante A Feitoria, onde vai contar, não com um nem com dois, mas com três chefes convidados: Michel Van Der Kroft, Henrique Sá Pessoa e Miguel Rocha Vieira.

João Rodrigues, no evento de apresentação das Nespresso Gourmet Weeks surpreendeu os convidados com um Pregado salteado com creme iodado de ervilhas, couve queimada e Nage de ouriços-do-mar.

Uns dias depois, a 14 de maio, o chefe Henrique Sá Pessoa passa a chefe anfitrião e recebe no Alma o chefe pasteleiro Graham Hornigold, que atualmente integra o Hakkasan Group.

Sá Pessoa deliciou os presentes no evento de apresentação com uma Presa Ibérica, puré de patanisca e Exclusive Selection Nepal e de banana e jus de especiarias.

A 3ª edição da iniciativa Nespresso Gourmet Weeks desafiou oito chefes Estrela Michelin a criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição. A iniciativa já decorreu no The Yeatman, Casa de Chá da Boa Nova, Antiqvvm e Pedro Lemos. Do grande Porto para Lisboa, segue-se o Feitoria. Ruma depois para sul do país ao Restaurante Henrique Leis. Segue-se William, na Madeira, no dia 13 de maio, e Alma, em Lisboa, no dia 14 de maio.

O menu criado pelo chefe anfitrião e chefe convidado inclui pelo menos aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. A iniciativa é aberta ao público e o valor do menu é definido por cada restaurante. Este ano, além dos chefes, os sommeliers também terão um papel fundamental ao selecionarem os vinhos mais indicados para degustar os diferentes pratos.

A fonte de inspiração desta edição Nespresso Gourmet Weeks é a Nespresso Exclusive Selection”, composta por dois cafés proveniente de regiões inexploradas do Nepal e Tanzânia, especialmente criados para restaurantes de Alta Gastronomia: Exclusive Selection Nepal Lamjung e Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry.