Em Palmela vai começar a grande folia anual, a Festa das Vindimas

Palmela vive, entre os 29 de agosto e 3 de setembro, a 57.ª edição da Festa das Vindimas. Pisa da uva e bênção do primeiro mosto, cortejo dos camponeses e cortejo das vindimas, provas de vinho e gastronomia são alguns dos pontos de uma concorrida agenda. Saiba mais aqui.

Palmela: Na “Terra Mãe de Vinhos” vai começar a Festa das Vindimas

Douro prepara-se para receber uma das maiores festas do vinho português

Depois da mudança de local no ano passado, para a então renovada Praça do Marquês, em São João da Pesqueira, a Vindouro - Wine & History apresenta-se em 2019 com um programa que tem várias novidades, ao longo de três longos dias a fechar o mês agosto.

A presente edição leva a São João da Pesqueira um número maior de expositores, comparado com a edição de 2018. Serão cerca de cem expositores no total, de toda da região do Douro. Saiba mais aqui.

Douro prepara-se para receber uma das maiores festas do vinho português
créditos: Lifestyle

7 programas para desfrutar das vindimas na região dos Vinhos do Tejo

Os produtores da região banhada pelo rio que lhe dá nome, estão a apresentar programas turísticos de vindimas. Este ano, de 2019, são sete e acontecem nos domínios dos produtores Adega do Cartaxo, Casal das Freias, Casa Paciência, Companhia das Lezírias, Fiuza, Quinta da Atela e Quinta Lagoalva. Saiba mais aqui.

7 programas para desfrutar das vindimas na região dos Vinhos do Tejo
Fiuza

De pés nas vinhas e mãos nas uvas, programas para viver as vindimas no Dão

O período do ano mais especial e mágico no mundo vínico já começou. Para que os curiosos, e não só, possam viver a tradição as vindimas, a região do Dão tem programas especiais. Saiba mais aqui.

De pés nas vinhas e mãos nas uvas, programas para viver as vindimas no Dão

Adega de Vila de Frades abre enoturismo para dar a conhecer os Vinhos de Talha DOC

A adega familiar, “a primeira a receber a denominação DOC para vinhos de talha”, de acordo com o produtor, quer “dar a oportunidade ao público de degustar e apreciar a qualidade e a diferença destes vinhos tradicionais, conhecer as castas mais usadas e os três principais métodos de condução da vinha, praticados na região no último século”, conta-nos Alexandre Frade, dono da adega. Saiba mais aqui.

Adega de Vila de Frades abre enoturismo para dar a conhecer os Vinhos de Talha DOC

Vindimar em Lisboa? Até final de setembro pode fazê-lo e levar alguma uva

É tempo de vindimas e o ISA para dar seguimento a uma tradição de anos anteriores, abre as portas das suas vinhas à vindima. Desta forma, os interessados na atividade, vão encontrar no site da instituição um formulário que poderão preencher, indicando o número de pessoas que participam na atividade, assim como as datas pretendidas.

A vindima no ISA decorre até ao final de setembro e convida à participação de públicos de todas as idades. De acordo com informação disponibilizada pela instituição, a vindima decorre, normalmente, durante a manhã, entre as 8h30 e as 12h00. Saiba mais aqui.

Vindimar em Lisboa? Até final de setembro pode fazê-lo e levar alguma uva
créditos: ISA

Na Península de Setúbal, um programa que alia a gastronomia aos vinhos

O Programa Especial Vindimas é válido de 1 a 30 de setembro e inclui estada de duas ou quatro noites em quarto twin/duplo standard com pequeno-almoço buffet; um jantar no Restaurante Club (sugestão do chefe de cozinha) harmonizado com o vinho Turim Family Wines; uma experiência na apanha da uva nas vinhas da quinta; uma degustação dos vinhos Turim Family Wines acompanhada com chocolates; um Moscatel de boas-vindas no Bar do Hotel; e uma Torta de Azeitão na despedida. Saiba mais aqui.

Na Península de Setúbal, um programa que alia a gastronomia aos vinhos

Wine & Music Valley: Um festival para saborear o Douro em tempo de vindimas

A 14 e 15 de setembro seis hectares de terreno à beira Douro vão ser casa para aquele que se afirma como o primeiro festival de música português totalmente inspirado pelo vinho.  O Wine & Music Valley, terá lugar no Porto Comercial de Cambres, em Lamego, em plena época de vindimas naquela que é a Região Vinícola Demarcada mais antiga do mundo.

Um festival que joga em três campos, a Música, com um cartaz repleto de estrelas nacionais e internacionais, o Vinho, com perto de 80 produtores durienses presentes, assim como atividades em torno dos néctares da região, e a Culinária, com a presença já confirmada de seis chefes de cozinha portugueses. Saiba mais aqui.

Wine & Music Valley, festival de música e gastronomia nas margens do Douro quer ser amigo do ambiente
créditos: Lifestyle

Da vinha à mesa: Uvas são rainhas em programa de vindimas duriense

Na Quinta de La Rosa, sobranceira ao rio Douro, junto ao Pinhão, está tudo preparado para mais uma vindima. Época em que a propriedade abre portas para receber quem queira experienciar dois programas de vindimas, a partir de 9 de setembro. Saiba mais aqui.

Da vinha à mesa: Uvas são rainhas em programa de vindimas duriense

Vindimas na Vidigueira convidam a almoço e ambiente de festa na adega

A Ribafreixo Wines, em Vidigueira, tem disponível a partir de dia 12 de agosto e durante todo mês de setembro, um pacote de Enoturismo inteiramente dedicado à vindima. A intenção é poder envolver os visitantes na azáfama deste período, nomeadamente na colheita das uvas, uma tarefa bastante divertida para toda a família.

Esta oferta, que está disponível por 50,00 euros por pessoa, inclui a participação nas vindimas, a visita guiada à adega e ainda um almoço no restaurante panorâmico da adega, com um menu especial alusivo à época. Saiba mais aqui.

No Alentejo, o convite é para passar um dia na vindima e adega

Este é o segundo ano em que a Casa Relvas desenvolve um programa de vindimas estruturado, integrado no Enoturismo. O objectivo é proporcionar uma experiência a todos os que optam por passar pela Herdade de São Miguel, em Redondo, e vestir a camisola da Casa Relvas por um dia. Camisola essa que faz parte do kit oferecido, com t-shirt e chapéu Harvest Crew 2019, iguais aos usados por toda a equipa durante a época das vindimas. Saiba mais aqui.

No Alentejo, o convite é para passar um dia na vindima e adega

 Em Estremoz, a vindima vem com piquenique e visita à adega

O desafio que a Adega do Monte Branco, em Estremoz, deixa a todos os interessados em participarem no programa de vindimas é a oportunidade para explorar a vinha, aprender acerca do clima, solos e técnicas de produção e, naturalmente, colher a uva que irá para a adega. Saiba mais aqui.

Em Estremoz, a vindima vem com piquenique e visita à adega

No Alentejo, o convite para vindimar, almoçar e visitar a adega

Localizada em pleno interior alentejano, a Adega José de Sousa possui duas adegas com estilos muito distintos. A Adega dos Potes alberga 114 ânforas de barro, com um método de fermentação ancestral. Já a Adega Moderna acolhe 44 tanques de inox com a tecnologia de vinificação para a produção de vinhos brancos e tintos.

O programa de vindimas decorre a 5 e 7 de setembro, incluindo, um Welcome drink, visita guiada às adegas, almoço com petiscos regionais. Saiba mais aqui.

No Alentejo, o convite para vindimar, almoçar e visitar a adega

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.