Panelas com mais de 100 quilos, forno de duas toneladas, espetos majestosos, o novo restaurante do chefe com uma estrela Michelin, Alexandre Silva, não é para brincadeiras. FOGO abre no início de 2019 e promete novos patamares para a tradição portuguesa de cozinhar sobre brasas.
Durante um mês, de 4 de outubro a 4 de novembro, decorre mais uma Rota do Petisco no Algarve. Uma festa que este 2018 bate um recorde: 277 estabelecimentos distribuídos por 13 concelhos.
Em declarações exclusivas ao Modern Life/SAPO Lifestyle, o empregado de bar, natural do sul do país, promete dar luta. "Vou tentar fazer o meu melhor", assume o head of bartender do bar Gusto by Heinz Beck do hotel Conrad Algarve, em Almancil.
Aquele que é o mais antigo Festival de Gastronomia em Portugal, o de Santarém, estará de volta à Casa do Campino de 26 de outubro a 4 de novembro. Em 2018 o certame vai dedicar a temática ao azeite.
Bica, cimbalino ou expresso, seja qual for o termo que lhe associemos, o café é hábito diário dos portugueses. Consumimos, per capita, mais de cinco quilos anuais, longe dos 12 quilos dos finlandeses. Para dar mostra da importância desta bebida a Associação Industrial e Comercial do Café lançou o li
A 6 de outubro regressa a Grândola o evento “Pão com…Pão”, a mostra que dá a conhecer não só este alimento tão arreigado ao Alentejo, como a pastelaria e doçaria à base da massa do pão.
Salada não tem de rimar com salgalhada e para fazer justiça ao nome a Delidelux Avenida, espaço delicatessen em Lisboa, aposta em combinações clássicas e arrojadas. Saladas para consumir no restaurante ou para levar para casa. Sugestões com mão do chefe de cozinha Luís Gaspar.
“Se não pode ir a Munique, a Fábrica Nortada traz até si o maior festival de cerveja do mundo”. Este é o lema da festa cervejeira que de, 2 a 14 de outubro, a portuense casa de labor artesanal nos promete, com muita cerveja, concertos, música ambiente tradicional alemã.
Sabe, realmente, quais as necessidades de água diárias? No que difere uma água mineral de uma água preparada ou de abastecimento? Esta é uma conversa esclarecida com a nutricionista Elsa Feliciano que nos deixa alguns alertas: mais consumo de água, menos refrigerantes, mais informação e também um ac
O lançamento de um novo livro de Gabriela Oliveira, jornalista convertida à causa vegetariana, é sempre um bom pretexto para extrapolarmos conversa para outras dimensões do fenómeno alimentar. “Cozinha Vegetariana à Portuguesa” dá-nos esse argumento e a conversa extravasa para a responsabilidade das
Boas notícias a norte para os apreciadores do petisco. Até 20 de outubro decorre no Minho mais uma edição do Verde Cool. Quarenta e cinco espaços de restauração apresentam petisco mais copo de vinho verde a três euros.
Ao longo de duas décadas, a psicóloga social Melanie Joy, estudou os hábitos alimentares humanos e cunhou um termo “carnismo”. Com ele explica porque tendemos a olhar para uma vaca como alimento e a amar o nosso cão doméstico. Agora, explica tudo no seu livro “Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos
De 3 a 7 de outubro a Regata de Portugal “invade” o Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Iniciativa de homenagem ao mar e à cozinha nacional, com o chefe Vítor Sobral a dirigir os dois espaços gastronómicos do recinto: a Aldeia de Pescadores e o Cais do Tejo.
A Palha de Abrantes e as Tigeladas, juntamente com a doçaria tradicional da “Cidade Florida”, voltam a ser as anfitriãs da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, entre 26 e 28 de Outubro, no centro histórico de Abrantes.
Catorze restaurantes lisboetas propõem, entre 29 de setembro e 13 de outubro, uma viagem aos pratos e vinhos alentejanos. A “Rota mais Alentejana da cidade” está de volta e propõe vinho e petisco por 4,5 euros.
As festas cervejeiras vieram para conquistar este início de outono. O Mercado de Algés anuncia de 28 a 30 de setembro a sua primeira edição da Beer Fest. À prova, as cervejas artesanais e os petiscos dos espaços instalados no mercado.
É uma garrafa de Ginja com Elas com 10 Libras de Ouro e vai ser oficialmente lançada no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que acontece de 27 de setembro a 7 de outubro. A criação é da Oppidum e os lucros reverterão inteiramente a favor dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.
Uma das maiores feiras vínicas do país regressa de 26 a 29 de outubro. “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” vai dar a provar milhares de vinhos de centenas de produtores de todas as regiões de Portugal, e também de outros países, para além de contactar diretamente com produtores e enólogos.
O Mercado da Vila de Cascais recebe de 28 a 30 de setembro um mercado se sabor tropical. Trata-se da primeira edição do Mercado da América Latina que vai reunir mais de 80 empreendedores de diferentes áreas, assim como artistas latino-americanos. A entrada é gratuita.
Sushi, vinhos, espumantes, e muitos outros petiscos para provar à beira Tejo, dão mote à segunda edição da Sushi Wine Party, na Associação Naval de Lisboa. Para agendar a 29 de setembro.
Os doces regionais também chegaram aos pacotes de açúcar. Neste caso, as transmontanas com as Cristas de Galo, os Cavacórios, os pastéis de Chaves e os Covilhetes, entre outras, a servirem de modelo a 11 ilustrações numa nova coleção de pacotes de açúcar.
A 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. Palmela associa-se à efeméride e apresenta um programa repleto de iniciativas em torno do vinho e dos produtores locais. Um programa alargado que arranca já a 24 de setembro.
Não é possível entrar e sair com a mesma opinião da conversa com Margarida Pereira-Müller a propósito do tema do seu livro “A Verdadeira Cozinha Americana – História e Receitas”. Isto se consideramos, à partida, que comer nos Estados Unidos é sinónimo, unicamente, de fast food. Não o é, e esta entr