Quando pensamos em vodka, certamente, o interior de Inglaterra não faz parte do nosso roteiro de viagens, e com toda a razão, uma vez que mais de 70% da produção de vodka vem de países nórdicos, bálticos e eslavos.

Embora as destilarias inglesas mais pequenas não consigam competir com os seus equivalentes orientais em termos de volume, algumas estão a começar a produzir vodka.

A Black Cow Vodka nasceu a partir de um rebanho de 250 vacas bem alimentadas com relva no exuberante condado de Dorset, no sudoeste de Inglaterra. Criada por Paul Archard, diretor de cinema e escultor, e pelo seu amigo Jason Barber, a Black Cow Vodka é uma bebida, sem lactose e sem glúten, derivada do soro de leite (ao contrário de batatas ou grãos fermentados como a vodka tradicional).

O leite do rebanho de vacas é destilado e convertido depois em queijo ou proteína de soro de leite. O que resta dessa transformação, e que podemos chamar de resíduo, é então direcionado para um alambique de cobre para ser transformado em vodka.

Paul Archard, a mente por detrás da criação da vodka de leite
créditos: Black Cow Vodka

“Um dia estávamos a fazer sidra por brincadeira e o nosso amigo polaco disse: ‘Vocês podem criar a bebida espirituosa que quiserem’”, lembra Archard, em conversa com a revista norte-americana Travel and Leisure. Foi aí que os dois amigos tiveram uma ideia ao olhar para as 250 vacas que tinham na quinta.

Quanto ao sabor, segundo os moradores locais, é mais suave e mais polido do que a vodka tradicional. Os londrinos também estão a começar a adorar e a bebida acabou de ‘aterrar’ nos Estados Unidos da América.

Além de vodka, esta quinta de gerência familiar de Beaminster, cidade com menos de três mil habitantes, também produz queijo cheddar para todo o Reino Unido.

Através do site oficial podem encomendar as vossas garrafas de vodka, cujas preços variam entre 29,12€ (50cl) e os 35,87€ (70cl). Porém, apenas fazem envios dentro do Reino Unido.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.