No ser humano, a ingestão de leite inicia-se desde o nascimento e de um modo geral é mantida durante toda a vida. De acordo com a Direção-geral da Saúde (DGS) a recomendação da ingestão diária de lacticínios é de 2 a 3 porções por dia.

Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Ver artigo

Considera-se que uma porção de leite equivale a 1 copo de 250 ml. Na atualidade, por diversas razões de saúde (ex: intolerância à lactose) ou por crenças alimentares, o leite pode ser substituído por leite sem lactose ou por bebidas de origem vegetal, porém dado se tratarem de alimentos com diferentes origens, é essencial a análise e leitura dos rótulos para se identificar quais as bebidas nutricionalmente equivalentes.

O leite de vaca pode ser substituído por leite com baixo teor em lactose ou por leite sem lactose. Trata-se igualmente de um leite de vaca submetido a um processamento tecnológico em que é adicionada uma enzima (a lactase), responsável pela degradação da lactose presente no leite, podendo obter-se diferentes quantidades de lactose neste alimento.

Desta forma, quando se compara o leite comum com as opções sem lactose obtêm-se os seguintes resultados:

O leite de vaca e as alternativas

Em termos de lactose, as bebidas de origem vegetal pode ser alternativas ao leite de vaca, nomeadamente as bebidas de soja, de amêndoa, de avelã, de coco, de arroz e de aveia. Estas bebidas estão aptas para intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca. No entanto, estas bebidas apresentam diferenças significativas a nível nutricional.

Vantagens das bebidas de origem vegetal

  • Não contêm lactose;
  • Têm um teor inferior de ácidos gordos saturados (excepto bebida de coco);
  • Presença de fibra alimentar.

Desvantagens

  • Baixo valor proteico (excepto a bebida de soja);
  • Não contêm naturalmente cálcio e vitamina B12, pelo que é importante confirmar (através da leitura do rótulo) que a bebida foi suplementada com estes nutrientes;
  • Custo elevado.

Assim, verifica-se que o leite de vaca é o mais rico ao nível do teor de proteína e que para além disso é o único que contém naturalmente presentes cálcio e vitamina B12. Contudo, de um modo geral, as bebidas de origem vegetal apresentam valores equivalentes de vitaminas e minerais, uma vez que são submetidas a um processo de suplementação.

12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
Ver artigo

Quando se comparam diferentes marcas comerciais com produtos equivalentes, é nas bebidas de origem vegetal que se verificam maiores diferenças nutricionais, pelo que é importante a leitura atenta dos rótulos.

De seguida apresentamos duas tabelas com a comparação entre: 1) o leite UHT meio gordo e bebidas de origem vegetal; 2) o leite UHT meio gordo (MG), o leite MG sem lactose e o leite MG com teor reduzido de lactose.

O leite de vaca e as suas alternativas

O leite de vaca e as alternativas

Um artigo de Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.